











Grande mestre Carlos Gracie (1902-1994) era disciplinado ao ponto de tomar um copo d’água fresca todo dia ao acordar, jamais fugia da dieta, exercitava-se todo dia e, por anos a fio, acordava para ver o sol nascer.
Sua disciplina, força mental e o carisma capaz de manter unida uma família inteira de lutadores não foram, porém, os únicos legados que o aluno mais famoso do japonês Conde Koma deixou para a comunidade do Jiu-Jitsu.
Carlos, ao longo da vida, deixou lições técnicas, filosóficas e até linguisticas para todos que amam o Jiu-Jitsu hoje.
Não à toa, a reportagem de capa deste mês nasceu abençoada. E elogiada por quem já pôs as mãos nela. “A revista ficou show. Já tem meu voto como a melhor a capa de todos os tempos, com Carlos e Helio Gracie!”, vibrou Guilherme Valente, professor da Gracie Miami.
Esperamos que tenha sido o primeiro elogio de muitos, mas críticas também serão bem-vindas.

E a edição de janeiro, claro, não é só isso. No Bate-Pronto, abrimos a guarda de Rafael Mendes, a grande revelação da temporada 2009. O campeão até 66kg do ADCC 2009 fala de como se motiva para treinar, das aulas que deu para o xeque de Abu Dhabi, da rivalidade com Cobrinha e dos planos para 2010.

Para o Plano de Aula, pegamos a estrada até São Carlos e clicamos o atleta mais consistente do ano passado. Michael Langhi recebeu GRACIEMAG na academia onde tudo começou para, ao lado do irmão Michel (já uma fera), mostrar seu arsenal (quase) completo.

E como conhecimento nunca é demais, desvendamos o segredo da faixa-roxa. O professor Márcio Feitosa e outros mestres e campeões na categoria te contam e ensinam tudo o que você precisa saber no meio do caminho na escalada técnica do Jiu-Jitsu.

Mas GRACIEMAG sabe que o Jiu-Jitsu também é competição e por isso, voou até Florianópolis para registrar todas as emoções do Sul-Americano de Jiu-Jitsu.

Na sua coluna mensal, Martin Rooney valta suas atenções para o maior e mais poderoso músculo do corpo, o Gluteos Maximus. Em uma série de exercícios e dicas, o preparador físico das grandes estrelas do Jiu-Jitsu e do MMA vai te mostrar como usar a força que vem da parte de trás.

Para finalizar, tem Tererê x Werdum na Antologia, Ginástica Natural e a Intro, que mostra que a luta que rola no Rio, Nova York e Tóquio também levanta a galera no Xingu.
Boa leitura e até o mês que vem!