Gordon Ryan e Felipe Preguiça prometem supresas para 4º confronto

Share it

Felipe Preguiça contra Gordon Ryan na Califórnia, em duelo sem tempo. Foto: Luca Atalla

O desfecho do quarto capítulo da rivalidade entre Gordon Ryan e Felipe “Preguiça” Pena será revelado no próximo sábado, 25 de fevereiro. Os astros do Jiu-Jitsu medirão forças na luta principal do Tezos WNO: Ryan x Pena II, a ser disputado em Austin, Texas. O duelo não tem limite de tempo e é válido pelo cinturão peso pesado da organização.

Nome a ser batido no grappling, Gordon Ryan alcançou feitos inéditos na modalidade nos últimos anos e provou sua dominância em relação aos adversários que teve pela frente. Ryan sagrou-se o único lutador campeão em três categorias no ADCC e se tornou pentacampeão da organização. O americano está invicto desde 2018 e só um homem conseguiu finalizá-lo desde que foi graduado faixa-preta: Felipe Preguiça.

O mineiro lidera o placar da rivalidade por 2 a 1, mas não obteve resultados tão expressivos em suas aparições recentes. Preguiça foi derrotado por Nick Rodriguez na semifinal da categoria acima de 99kg no ADCC 2022 e foi superado por Tye Ruotolo nas quartas de final do absoluto.

Diferentemente das outras ocasiões, Felipe fez camp na Atos, em San Diego, e se preparou com André Galvão, Kaynan Duarte, Jonnatas Gracie e um pelotão de craques da equipe. Apesar do favoritismo de Gordon em razão dos desempenhos arrebatadores, Preguiça mostrou que tem armas para surpreender o arquirrival. 

Na trilogia, em agosto do ano passado, o pupilo de John Danaher superou Pena por desistência verbal do brasileiro após 44 minutos disputados. No entanto, vale destacar que o duelo foi realizado horas depois do assassinato de Leandro Lo, o que afetou diretamente a performance de Pena, que estava visivelmente abalado.

Gordon é especialista nas chaves de pé e fez os adversários sucumbirem ao seu poder de fogo. No ADCC 2017, Preguiça, no entanto, aproveitou um deslize do americano numa tentativa de conseguir a chave de calcanhar e contra-atacou ao pegar as costas. O brasileiro derrotou Gordon por 6 a 0 para ficar com o título no aberto.

De lá para cá, ambos evoluíram e alimentaram a rivalidade mais fervorosa do Jiu-Jitsu nos dias de hoje. Os craques integram a elite do esporte e são protagonistas graças à relevância esportiva e midiática que conquistaram. Qualquer erro será fatal no próximo sábado. Não vale apenas o cinturão peso pesado do WNO, mas a honra de derrotar o arquirrival. O formato do combate sem limite de tempo favorece o estilo de Gordon, mas um competidor voraz como Preguiça jamais poderá ser subestimado, independentemente da situação.

Assita, no vídeo a seguir, momentos da finalização de Felipe Preguiça sobre Gordon Ryan em 2016.

Confira o card completo:

WNO: Ryan x Pena II

Austin, Texas (EUA)

25 de fevereiro de 2023

Gordon Ryan x Felipe Pena

Pedro Marinho x Giancarlo Bodoni

JT Torres x Magid Hage

Jasmine Rocha x Amanda Bruse

Jonnatas Gracie x Oliver Taza

Kieran Kichuk x René Sousa

Calon Sabino x Stephen Martinez

Dominic Meija x Thien Luu-Nguyen

Ler matéria completa Read more