A cabeça e o esporte: o caso de Mikey Musumeci no Jiu-Jitsu

Tricampeão mundial de Jiu-Jitsu, o americano Mikey Musumeci tem uma história bonita de superação, quando ele precisou vencer um rival e tanto: ele mesmo. O repórter Carlos Arthur Junior contou a história em 2019, meses antes de Musumeci vencer a lenda Bruno Malfacine por 10 a 8 e, na grande final dos galos, vencer Rodnei…



Por que o Jiu-Jitsu é uma arte marcial única? Graças à guarda

[ Texto: Willian von Söhsten * ] Quando um não praticante pergunta qual é o grande diferencial do Jiu-Jitsu brasileiro em relação a demais artes marciais, minha resposta é sempre taxativa: a guarda. Existem no planeta diversas artes marciais que trabalham golpes de impacto, como socos e chutes. Há outras modalidades de luta agarrada que…



Jefferson Moura e o detalhe para atacar o leglock da guarda fechada

Nosso professor GMI Jefferson Moura, da Gracie Barra Aurora, abre as portas da academia e recebe os leitores GRACIEMAG em seu tatame para ensinar um detalhe para atacar o leglock da guarda fechada. A técnica começa quando o oponente, preso na guarda fehcada, se posiciona de pé para abrir a guarda e passar. Neste momento,…



Por dentro da mente de um supercampeão olímpico

Dono de oito medalhas de ouro olímpicas e recordista dos cem metros rasos, o raio Usain Bolt já distribuiu diversos ensinamentos para nossos leitores, nas páginas de GRACIEMAG. Na edição #187, nossa equipe se questionou: afinal, como funciona a mente de um supercampeão olímpico? No clima de Tóquio-2020, relembre o instrutivo artigo, a seguir. Para…



Leão Teixeira passa detalhes de estrangulamento com Rayron Gracie

Em aula de luxo realizada na semana do primeiro Gracie Pro, nosso GMI mestre Leão Teixeira explicou alguns detalhes do estrangulamento da meia-guarda para Rayron Gracie, filho do saudoso Ryan Gracie, nas dependências da Alliance Rio. No treino, mestre Leão detalha para Rayron as pegadas e o ajuste do estrangulamento de forma cruzada, com uma…



Xandão Neves e a missão de mudar vidas através do Jiu-Jitsu

Apesar do cenário competitivo em ascensão, existem aqueles que veem o Jiu-Jitsu primeiramente como uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida de seus praticantes. É o caso de Alexandre Neves, mais conhecido como Xandão por seus amigos e alunos. GMI e líder da Outlast Academy, o faixa-preta conta que, embora não tenha nada contra…



Exclusivo: o novo desafio de Paulo Miyao

O ídolo dos levinhos Paulo Miyao é o personagem de capa da nova edição de GRACIEMAG, de número #279, que já está rodando na gráfica. Para ler em formato digital agora mesmo, basta clicar aqui. Confira um aperitivo da extensa entrevista com a fera, que explicou seu mais novo desafio na carreira: ser um professor…



Jack Douglas talks no-gi BJJ in U.S., celebrates title: “They want a showman”

At just seven months among the sport’s elite, Jack Douglas is starting to capture his first important titles. The 26-year-old athlete was the best super-heavy and ultra-heavy fighter in gi and no-gi at this year’s American Nationals, one of the toughest tournaments of the International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) circuit. Owner of a submission-heavy style,…