O bom Jiu-Jitsu brasileiro se prepara para fazer barulho no Japão, por João Silva

Share it
João Silva, presidente da SJJIF, se prepara para mais um grande evento, em Nagoya, em setembro. Foto: Divulgação

João Silva, presidente da SJJIF, se prepara para mais um grande evento, em Nagoya, em setembro. Foto: Divulgação

Presidente da SJJIF, o faixa-preta João Silva está empolgado. Em setembro, o campeonato mundial de sua federação será pela primeira vez no Japão, na cidade de Nagoya. O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro, na arena Aichi Budokan, e os organizadores esperam que as inscrições atinjam a capacidade de 4 mil atletas. As inscrições vão até o dia 13 de setembro.

“Nossa expectativa é de ter lutadores e lutadoras de mais de 50 nações, com representação de todos os continentes”, diz Silva. “Como Nagoya também é uma região de muitos atletas e professores brasileiros, estimamos que veremos 60% competidores que já moram no Japão, com os demais 40% chegando do restante do globo.”

O GRACIEMAG.com bateu um papo com João Silva sobre outras atrações e detalhes do campeonato. Confira.

GRACIEMAG: Como foi esse trabalho para levar o maior torneio da SJJIF para o Japão?

JOÃO SILVA: Bem, a SJJIF é uma federação internacional sem fins lucrativos onde a missão é de desenvolvimento do esporte mundialmente, além da projeção do Jiu-Jitsu como um esporte cultural brasileiro. Hoje temos mais de 50 federações nacionais divididas em seis continentes, trabalhando juntas em prol do desenvolvimento do Jiu-Jitsu esportivo mundo afora. Nossa federação, ainda, faz um trabalho exclusivo de representação nas entidades esportivas como Tafisa, Unesco, TSG e outras, com a missão de levar o Jiu-Jitsu um dia para as Olimpíadas. Agora estamos empolgados, porque o bom Jiu-Jitsu brasileiro se prepara para fazer barulho no Japão.

Por que Nagoya?

Todo ano os membros das federações se reúnem para votar em relação ao desenvolvimento da federação e do esporte, debatendo regras, o propósito da federação e também o sorteio de onde iremos organizar o mundial. Ano passado, com a décima edição do campeonato mundial da SJJIF, tivemos a SJJSAF brasileira como a organizadora do evento. Assim, o campeonato mundial da SJJIF foi realizado no berço do nosso esporte, no Rio de Janeiro, Brasil. Pudemos levar ao povo brasileiro e a todos os outros da América do Sul a oportunidade de obter seu título mundial, agraciando atletas que não conseguiam chegar aos Estados Unidos. Este ano, a ASJJF foi a escolhida e está organizando o evento mundial na terra dos samurais, um fato inédito. Escolhemos Nagoya por ser uma região central do Japão, é a melhor oportunidade para todos marcarem presença no evento.

Qual será o destaque da programação e o que esperar do torneio?

Serão quatro dias de muita competição, dividida por faixas, idades e com competições tradicionais e de lutas adaptadas – o Parajiu-Jitsu, o Surdo Jiu-Jitsu e o Jiu-Jitsu Special. Estamos esperando 4 mil competidores, a capacidade máxima do ginásio. Convido a todos os lutadores e lutadoras a fazer história e competir na terra dos samurais e berço das artes marciais. Não percam a oportunidade de avançar nos rankings e o melhor, ser o primeiro campeão ou campeã mundial no Japão. Garanta o seu lugar, e se registre no site www.sjjif.com.

Ler matéria completa Read more