Renan Borges, a nova pedreira dos penas

Share it

Renan, de azul, no pódio do Europeu de Jiu-Jitsu. Foto: Arquivo Pessoal

Numa categoria de feras como Rafael Mendes, Rubens Charles Cobrinha e Mario Reis, entre tantos outros, Renan Borges é mais um que chega para dar trabalho. O faixa-preta da Brazilian Top Team Boston, nossa GMA, ficou em segundo entre os penas no Europeu de Jiu-Jitsu, batido apenas por Rafa Mendes na final.

Com 23 anos de idade, Renan começou a treinar em 2002, em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Seus mestres foram Dr. Manuel João e Taedes Mendonça. Em 2007, se mudou para Boston com a faixa-marrom. Graduado à faixa-preta em 2008 por João Amaral e Daniel Gazone, estará de volta à ação no Pan-Americano e no Mundial. Confira o bate-papo com o lutador:

Como foi a preparação para o Europeu?

Eu treinei focado no Europeu por vários meses. A preparação física foi dedicada, não só no tatame, mas também na academia, para garantir resistência e força. A equipe da BTT Boston esta de parabéns pelo trabalho que esta fazendo. Também executei muitos treinos com faixas pretas de outras academias, como Abmar Barbosa e Brian Caldwell.  Isso foi fundamental nas minhas realizações. Uma semana antes do Europeu, parei de treinar, para dar descanso ao meu corpo e recuperar energia. Lá, lutei também o absoluto, o que foi uma ótima maneira de voltar ao ritmo. No domingo, me concentrei em cada luta e as considerei como se fossem a última. Ganhei a minha primeira luta com um estrangulamento e a segunda por pontos. Me senti bem em todas as lutas.

O que acha de seu oponente na final, o Rafael Mendes? Como analisa sua luta com ele?

Rafael Mendes é um dos grandes desafios no peso pena, mas não devemos subestimar ninguém. Entrei muito focado na final. Foi uma luta dura. Fiz o meu jogo e tentei buscar a raspagem a luta inteira.

Pretende lutar o Mundial de Jiu-Jitsu? O que seria diferente nessa competição?

Sim, vou lutar o Mundial, mas primeiro estou concentrado no Pan-Americano. Eu acho que a grande diferença nessa competição é que ela é mais competitiva e atrai um maior numero de atletas de alto nível.

Como está o trabalho na BTT Boston?

Está muito forte e com ótimos treinos para mim. O trabalho é muito importante para a minha evolução e dos meus companheiros de treino.

Ler matéria completa Read more