O segredo da passagem de guarda com o selo Gracie de qualidade

Share it

Roger Gracie ensina estrangulamento a partir dos cem-quilos. Foto: Reprodução

“Embora pareça óbvio, pouca gente faz o que realmente é necessário nos tatames: usar o próprio peso para amassar o adversário”, ensina o ídolo Roger Gracie.

“Quando estou por cima, independente de qual passagem eu quero usar, estou sempre usando o meu corpo e me empurrando em cima do oponente, distribuindo o meu peso, preocupado em jamais transmitir a sensação de leveza ao guardeiro. Minhas passagens não têm nada de complexas ou especiais, a não ser o fato de que estou constantemente calculando e recalculando o meu posicionamento, a fim de não dar espaço para o adversário”, resume o tricampeão mundial absoluto (2007/2009/2010).

A lógica é a seguinte, como Roger detalha: “Quem está embaixo precisa de espaço para se mexer e, assim, buscar a reposição, a raspagem ou a finalização. Se você dá espaço, joga o peso para trás, o adversário fica livre para se mexer. Agora, se você projeta o seu corpo para cima dele, o guardeiro tem que absorver o seu peso, logo não vai se movimentar com eficiência”, conclui o Gracie radicado na Inglaterra.

E você, usou seu peso e a gravidade com sabedoria hoje? Oss…

Ler matéria completa Read more