
Pupilo de Cavaca, Fellipe Andrew é uma das apostas para o absoluto faixa-marrom no Mundial. Foto: IBJJF
Vale lembrar que, nos últimos dez anos, o absoluto marrom só coroou craque: Nicholas Meregali (em 2016), Mahamed Aly (2015), Erberth Santos (2014), Paulo Miyao (2013), João Gabriel Rocha (2012), Alexander Trans (2011), Marcus Buchecha (2010), Leonardo Nogueira (2009), Rodolfo Vieira (2008) e Otavio Sousa (2007). Que safra, hein?
Para este ano, a expectativa é grande, e um dos favoritos é um aluno pernambucano de Rodrigo Cavaca, professor e campeão mundial que formou Marcus Buchecha, ouro absoluto marrom em 2010 e hoje tetracampeão mundial absoluto.
O páreo não será moleza, pois a atual geração de marrons tem competidores competentes como Gutemberg Pereira, Rudson Mateus, Felipe Trovo, Kennedy Maciel, Espen Mathiesen e Ygor Rodrigues; mas Cavaca aposta tudo em seu pupilo: Fellipe Andrew, atleta da Zenith Jiu-Jitsu e atual campeão absoluto no Brasileiro de Jiu-Jitsu.
“É complicado afirmar isso, mas hoje sinto que o Fellipe pode ser tão bom quanto o Buchecha, pois está no mesmo nível hoje em que o Buchecha estava na marrom. Não dá para garantir seu favoritismo no Mundial, mas dá para reconhecer que ele está em grande fase e pode chegar lá”, comentou Cavaca com a equipe do GRACIEMAG.com.
Segundo o próprio Andrew, sua evolução recente vem de uma mudança de mentalidade:
“Eu já havia vencido o Brasileiro na faixa-roxa, mas só no peso. Na marrom conquistei também o absoluto, e acho que foi por eu estar lutando mais solto, mais confiante. O receio me deixava limitado. Também treinei muito minhas deficiências, lutei mais por cima, que não é tanto o meu jogo e consegui evoluir. Ainda falta muita coisa, mas sigo na minha caminhada”, disse o atleta.
Cavaca contou ainda como garimpou esta joia bruta: “O que me chamou a atenção foi a personalidade e o caráter do Fellipe. Ele é de Caruaru, em Pernambuco, estado que costumo visitar com frequência, pois temos diversas filiais por lá. Ele se destacou bastante em competições locais e eu o convidei para morar em Santos. O Fellipe treina muito, vi poucos atletas com a habilidade natural que ele tem. Ele consegue fazer quase tudo com maestria, e olha que já passaram diversos campeões mundiais por aqui. Ele consegue fazer o difícil se tornar fácil com sua inteligência na hora de treinar e lutar”, explicou Cavaca.
E para você, amigo leitor, quem será o melhor faixa-marrom de Jiu-Jitsu no Mundial 2017, em junho? Poste nos comentários e acompanhe todos os detalhes do maior evento do Jiu-Jitsu conosco!
A cobertura do Mundial de Jiu-Jitsu 2017 é um oferecimento de STORMSTRONG.
Fellipe Andrew ganha!!! Oss
Yago e ygor equipe marcio rodrigues os melhores faixas marrons do mundial
Fellipe Andrew será o melhor! Oss!!!
Com certeza Alef brito estaria na final mais infelizmente se lesionou.
Com certeza o Rudson Matheus leva esse absoluto marrom 2017, já está no topo a muito tempo.
Felipe esse e fera santis e tds da academia estão tircendo por ele..abraço
Fellipe Andrew. Concerteza ele representa Caruaru -PE. Zenith jiu jitsu, oss.
Fellipe Andrew. Concerteza ele representa Caruaru -PE. Zenith jiu jitsu, oss.
Fellipe Andrew é a próxima lenda do BJJ!
Só digo p/ ficarem atentos ao múltiplas vezes campeão português, Pedro “Paquito” Ramalho. Treinado pelo Professor Manoel Neto da Focus JJ.
Gutemberg Pereira vai vencer este ano esse brother da Zenith talvez ano que vem.
Felipe A. Vai passar o trator. Ele é o melhor. Oss.
Pablo Mantovani Atos/Guetho!
Faltou citar Renan Vieira Equipe Careca/Atos de São Jose dos Campos – SP
Concordo, mas o Felipe vai encarar uma pedreira de cara que é o Dominique Bell.
é mais na minha opinião e o ja declarado melhor faixa marrom do mundo é Rudson matheus sem duvidadas