Anderson Silva teve um dos desafios mais duros da carreira e o mais complicado desde que estreou no Ultimate Fighting, em junho de 2006. No quinto round, em luta pelo UFC 117, a única chance de manter o título de médios era o nocaute ou a finalização. Aconteceu a segunda opção, uma chave de braço com o triângulo arrochado no pescoço de Chael Sonnen, o desafiante.
Com o cinturão garantido mais uma vez e campanha invicta no Ultimate (12v), o dia seguinte ao triunfo – também dia dos pais – foi tranquilo para o campeão.
“Normal, cara. Fiz a minha mala e estou voltando para casa, em Los Angeles. Falei com os meus filhos ontem e está tudo certo, todos com saúde e em paz”, diz o Aranha, enquanto despacha a bagagem para pegar mais um voo.
Confira o bate-papo com o GRACIEMAG.com:
Esperava uma luta tão dura?
Toda luta é dura, né cara? Luta é luta e o importante é que estou voltando inteiro para casa.
Tirou alguma lição dessa guerra contra o Chael Sonnen?
Acho que aprendemos em todas as lutas, com as vitórias e derrotas. Aprendemos com tudo, em todos os sentidos, seja qual for o momento. O que às vezes as pessoas esquecem é que quem está acima de tudo é Deus. Não parei de pensar nele em nenhum momento da luta e ele não me abandonou. Lógico, a gente tem que treinar e tudo, mas a fé é muito importante. Lembro que de um round para o outro olhei para cima e pedi que ele guiasse meus movimentos, e ele me iluminou. É até difícil falar isso a uma revista como a GRACIE. Muita gente vai ler e podem achar que estou fazendo média. Mas, quem viu a luta percebeu que estava tudo perdido e faltavam apenas dois minutos. Senti uma presença muito forte de Deus ali e foi importante.
O Sonnen foi bastante arrogante na promoção do combate. Depois que foi finalizado, tentou argumentar que não bateu. O que achou disso tudo?
Todo mundo viu que ele bateu. Mas dá para entender ele agir assim ainda no calor da luta. Eu já cometi muitos erros e todo mundo comete, ninguém é perfeito. O que importa é que fizemos uma boa apresentação e o público gostou. Acho que é uma luta que entrou para história, ele está de parabéns e eu também. Agora vai cada um para a sua casa, para a sua família, e tentaremos melhorar.
Eu disse ao Minotauro que iria finalizar essa luta” Anderson
Por que decidiu entrar para a luta trajando um kimono de Jiu-Jitsu dessa vez?
Sou faixa-preta dos irmãos Nogueira e dou a vida por eles. Digo isso e não preciso pelar o saco deles e nem eles o meu. Tenho o Rodrigo como meu mestre e o Rogério como um irmão e professor também. Se não fosse por eles, não estaria aqui hoje. Decidi botar o kimono em homenagem a eles e pelos comentários. Eu disse ao Rodrigo que iria finalizar essa luta, eu falei. Deu tudo certo mais uma vez.
Você comentou depois da vitória que lutou com a costela machucada…
Estava com esse problema há um tempo. Algumas semanas antes da luta, machuquei a costela num treino com o Lyoto e mais um pessoal. A dor foi agravando e fui ao médico, que recomendou não lutar, porque poderia piorar. Mas isso é passado. Agora é recuperar e pensar na próxima.
E quando e com quem vai ser a próxima?
Agora só penso em chegar em casa para descansar, ir ao médico e me tratar. Depois disso, vamos ver o que vai ser feito.
Grande guerreiro!
Oss…
Apesar das besteiras q o anderson fez, torci muito para ele. Caraca, foi emocionante a finalização no fim.
Com certeza essa luta foi a mais armada que eu ja vi em toda minha historia de artes marciais todos que conhecem o Anderson sabe do que eu estou dizendo,tava parecendo birra dele com o DANA ficou amarrrando a luta toda,todos sabem que faixa preta de jiu jitsu não faz aquilo que ele fez no chão ridiculo não fez nenhum ataque e o unico que fez finalizou ,não emgraçado isso rssssss..
Comprada,acertada,armada, isso que podemos dizer sobre essa luta quem conhece um pouco de jiu jitsu sabe que um faixa preta nao fica no chão daquele jeito …
Não achei nem um pouco armada. A versão da costela machucada, ao meu ver, explica bem o que aconteceu. E, no final, a ratoeira!
jony parabéns pelo comentario até que enfim, alguem lucido… faixa preta nunca vai dar esse mole.
Também acho…Mas se a castela dele estava doendo era difícil fazer todos os movimentos característicos do jiu-jitsu
Kara é Fera!!!oss
Jony, vou postar a mesma resposta que coloquei numa outra nota:
Muita gente anda comentando que a luta entre o Aranha e Sonnen pode ter sido “combinada”. Opinião desse repórter: é um absurdo pensar isso. O Anderson quase se deu mal e o Sonnen, que vinha melhor, estava com um corte na testa que não parava de espirrar sangue. Isso foi combinado? Prova maior foi ainda o Sonnen tentar negar que havia batido na chave de braço, o que, depois, ele mesmo viu que não ia colar. Os dois lutadores saíram bem avariados do combate. Por fim, a luta é a prova de que no MMA tudo pode acontecer. Primeiro, o Sonnen, ao contrário do que a maioria imaginava, foi quem deu mais trabalho ao Aranha. Depois, porque quando todos pensavam que a luta estava perdida para o campeão, o Anderson tirou uma finalização da cartola.
Esse esporte é demais!
A luta não foi comprada meu querido, anderson sentiu muitos dos golpes do sonnen,e no chão se você n reparou a base de wrestling do sonnen obrigava o anderson a abrigar a guarda o tempo todo oq dificulto ele a defender os socos, grande anderson representou a amarelinha mais uma vez ,parabens ao anderson,parabens ao jiu jitsu que continua a crescer.2010 ano do triangulo werdum,anderson,quem será o proximo minotauro?
Como me incomodou ver esse cara levando aqueles golpes,mas finalizou muito bem Parabéns.
Carlos eduardo, postei que foi armada e foi pq tem amigos no meio do ufc que me avisaram antes da luta acontecer 90% da bolsa era nocalte no primeiro round vc imagina quanto o Dana e o Anderson lucraram com essa finalização no 5 round essa balela de costela trincada isso é pra boi e trouxa acreditar,ocara é o campeão se tá ruim não luta é simples….
faixa preta da onde? oq q o ramon lemos tava comemorando? devia ter vergonha do chao q o anderson mostrou na luta…ridiculo!
O aprendiz de trapaceiro
Depois de seu instrutor ,Matt Lindland,bater para Murilo Bustamante na chave de braco e falar q nao bateu, vem seu aprendiz e bate pra Paulao depois pra Anderson e diz q nao bateu em nenhuma, puta merda, timezinho de ladrao,……..
Como o UFC tem mais uma tendencia a show e menos esporte, ou seja, o que importa é o numero de apostadores e as pesquisas mostram que os resultados estão mais nas maõs de juizes, fica SIM uma forte suspeita de a luta foi ARMADA, Sonnen fez sua parte, todos tomaram pancadas, mas no final entregou. É uma suspeita que vamos levar em conta que onde rola muito dinheiro tudo pode acontecer. Pelo Anderson Silva ja desmereceu o Jiu Jitsu ha tempos, dizendo que a era “Gracie havia acabado” , malhando com ofensas Demian Maia, penso que eles fizeram seu papel de agradar o publico americano, mas ser salvo daquele jeito no final eh muito estranho. O mesmo serviu para a ultima luta suspeita do Lesnar. O tempo vai mostrar os fatos, vamos aguardar.
Caros amigos, respeito a opinião de todos, mas discordo sobre “luta combinada”. Numa comparação, quem nunca viu um time de futebol levar aperto o jogo inteiro e, no último minuto, fazer o gol da vitória? Isso também acontece no MMA. Vou a diversos eventos menores, por todo o Brasil, e vejo coisas assim acontecerem. O cara que estava pior finalizar ou nocautear. O Sonnen bater não é surpresa. Ele mesmo já disse que “Jiu-Jitsu é coisa de boiola” e que ele não treina isso. Aconteceu o mesmo com ele na primeira luta contra o Paulão. O Paulada tomava um atraso e, de uma hora para outra, finalizou. O Demian, então, finalizou ele com muita facilidade. Vocês não se lembram? O Jiu-Jitsu, que ele se recusa a treinar, é a maior fragilidade dele. Sonnen vai continuar batendo em lances como esse, me escutem. OOOSSS!
REVANCHE- Shogun e Machida fizeram, Fedor vai ter o seu de direito, porque não Sonnen e AS part II? no JJ, nem se fala!!! o que tem de campeão que ganha com ajuda de amigo juiz , professor juiz, academia juiz não dá para contar!!! tipo, Kyra Gracie é otima!!! mas ganhou varias com ajuda de juizes!!! Se houver revanches, a lista vai longe kkk mas pelo bem do esporte, seja MMA e JJ!!! é o caminho!!!!!
Esse Sonnen veio lutar dopado contra o Anderson, que estava lesionado, e mesmo assim perdeu.