Elas fazem a diferença no Jiu-Jitsu

Share it

Quando era pequena em Unaí, Minas Gerais, Ana Laura Cordeiro precisava abrir o forno de casa para ir treinar. Era lá que a mãe da futura campeã, desconfiada com aquele tal de Jiu-Jitsu, escondia o kimono da filhota. Hoje, Ana Laura é uma lutadora invicta, ensina defesa pessoal para as meninas na Califórnia e é uma das maiores lutadoras do mundo.

Em homenagem a ela e a outras que venceram desconfianças e dores, GRACIEMAG.com lista 12 cracaças do Jiu-Jitsu que têm feito a diferença.

1) Ana Laura Cordeiro – A professora da Gracie Barra América recupera-se de lesão no quadril, e é uma das campeãs capazes de atrair audiência nos grandes torneios e influenciar muitas meninas a começar a treinar. Volta, Ana Laura!

2) Cris Cyborg (foto: Esther Lin) – Hoje considerada por muitos a maior lutadora de MMA do planeta, elevou a modalidade entre as meninas, seja como atrativo ao público ou como prova de que as mulheres fazem lutas de qualidade. Provou que tem Jiu-Jitsu ao lutar muito bem a seletiva do ADCC 2009, ficando em terceiro lugar.

3) Kyra Gracie – Diversos títulos no Jiu-Jitsu e no ADCC, divulgadora da arte suave e, tudo isso, sem perder delicadeza e beleza. Tem vitórias sobre quase todas as grandes rivais.

4) Hannete Staack – A maior vencedora em Mundiais de Jiu-Jitsu, heptacampeã, e atual bicampeã do ADCC. Mudou-se para Chicago, nos Estados Unidos, onde busca qualidade de vida e ensina os truques da arte suave a toda mulherada.

5) Rosângela Conceição “Zanza” – Venceu na primeira vez que as meninas tiveram chance no Mundial de Jiu-Jitsu, em 1998. Além disso, é a melhor atleta do Brasil na história da luta olímpica, tendo participado nos últimos Jogos Olímpicos.

Carina fazendo na mão. Foto: Carlos Ozório

6) Carina Damm – Com 18 lutas no MMA, vitoriosa na últimas 10, sempre mostrou técnica no Jiu-Jitsu com muito charme e beleza. Mas, se é para partir para briga, não tem tempo ruim.

7) Lana Stefanac – A americana é a mais recente campeã mundial absoluto na faixa-preta. É a prova que, além de técnica, o sexo feminino também tem força.

8) Kay Stephenson – A aluna de Renzo Gracie vem vencendo peso e absoluto nas principais competições de Jiu-Jitsu, como fez na faixa-azul do último Mundial. Cuidado com a fera.

9) Beatriz Mesquita – GRACIEMAG.com a apontou como um dos dez atletas do Jiu-Jitsu para ficar de olho em 2010. Prova que acertamos, este ano já venceu o Campeonato Europeu, no peso e absoluto.

10) Letícia Ribeiro – A esposa do lutador do UFC Fabrício Morango é tetracampeã mundial de Jiu-Jitsu. Além de ser uma casca-grossa nos dojôs, em anos de competição, forma grandes atletas, como a Bia aí de cima.

11) Ana Maria Índia – A faixa-preta, que também combate no MMA, começou sua trajetória treinando na BTT, no meio de feras como Murilo Bustamante, Rodrigo Minotauro, Zé Mario Sperry, Antoine Jaoude, Rousimar Toquinho e tantos outros. Aprendeu, e desenvolveu uma técnica apurada, vontade de vencer e uma didática excelente, que tem mostrando no Rio e em seminários pela Inglaterra.

Luanna em ação no ADCC. Foto: Carlos Ozório

12) Luanna Alzuguir – Vencedora da última edição do ADCC e atual campeã mundial, a atleta de Fabio Gurgel ainda vai dar muito o que falar. Técnica refinada e determinação são suas qualidades. 

Ler matéria completa Read more