Debate: Casar Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort no Brasil foi a melhor opção?

Share it

Duelo entre Jacaré e Belfort é oficial. Mas foi a melhor escolha? Foto: UFC

Duelo entre Jacaré e Belfort é oficial. Mas foi a melhor escolha? Foto: UFC

Uma grande batalha entre brasileiros está marcada para acontecer no Brasil. O UFC agendou, nessa terça-feira, dia 19, o duelo entre as feras Ronaldo Jacaré e Vitor Belfort para o dia 14 de maio em confronto peso médio que pode definir o próximo desafiante ao título do Ultimate, hoje nas mãos de Luke Rockhold. Mas será que foi uma boa luta a ser casada?

De um lado, temos Ronaldo Jacaré (22v-4-1nc). Campeão mundial absoluto no Jiu-Jitsu e ex-campeão do Strikeforce, o atleta de 36 anos nunca esteve tão perto de disputar o cinturão do UFC. Em sua última luta, Jaca encarou e perdeu para Yoel Romero, em contestada decisão dividida, mas o cubano está na malha fina da USADA (órgão de regulação da política anti-doping) e o resultado do duelo pode chegar a no contest. Com o resultado a ser reavaliado, Jacaré vê em Rockhold a chance de vingar a derrota pelo cinturão do Strikeforce e a chance de morder a cinta dos médios do UFC.

Do outro temos Belfort (25v, 11d), veterano no esporte que estreou no UFC 12, em 1997. Hoje, com 38 anos, ele sai em busca de mais uma chance pelo título, ao ver seu mais recente algoz, Chris Weidman, perder o cinturão para Rockhold, atleta que já havia batido em ocasião anterior. Todo o cenário que se formou faz com que Belfort possa almejar mais uma vez o sonhado cinturão, apenas oito meses depois de perder em um title-shot.

Há quem diga que o casamento da luta foi um péssimo negócio. Fãs do Jiu-Jitsu e do MMA alegam uma jogada maléfica do Ultimate em colocar frente a frente os dois aspirantes brasileiros para que tenhamos menos chances de conquistar o título. Mas o que seria do esporte sem o confronto direto? Sem a chance de colocar um astro contra o outro para que eles meçam forças?

Por exemplo, quem não ficou animado ao ver o duelo entre Belfort e Anderson Silva em 2011? Dúvidas pairavam no duelo. Quem venceria? Uns davam vitória certa de Anderson, enquanto outros diziam que Vitor tinha o antídoto perfeito para o Aranha. A resposta só veio depois do duelo em si. Por outro lado, Ronaldo e Vitor, com mais de 35 anos, ficam cada vez mais limitados a chances tão claras pelo cinturão como esta, com Rockhold em evidência e com o título em mãos.

Mas e para você, amigo leitor? Vale mais o espírito do confere entre duas feras brasileiras para ver quem é o melhor e de fato merecedor da disputa de título, ou foi uma péssima jogada do Ultimate casar dois brasucas para chegar ao cinturão? Comente conosco!

Ler matéria completa Read more