Pan 2015: Gabi Garcia e Bê Faria finalizam no absoluto; Malfacine sufoca Caio Terra

Share it
Be Faria é o novo campeão absoluto. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Bernardo Faria é o novo campeão absoluto do Pan. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Eram 22h18 no Brasil, quando o astro do Jiu-Jitsu Bernardo Faria fez o que poucos fizeram. Com habilidade e muita pressão, o faixa-preta da Alliance movimentou-se justinho e conseguiu enfim anular as pernas de Leandro Lo. Aos cinco minutos da final do absoluto, estava transposta a guarda do fenomenal peso médio treinado por Cícero Costha.

A esta altura, o placar estava 7 a 4 para o professor que treina em Nova York, após uma guerra de raspagens, mas Bê não deu chance para o azar. Aproveitou a posição de vantagem, enlaçou a lapela em torno do pescoço de Leandro e arrochou, sem defesa. Com o feito, Bernardo deixou Irvine com o ouro no superpesado e no absoluto.

Gabi Garcia pressiona Mackenzie Dern. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Gabi Garcia pressiona Mackenzie Dern. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Gabi Garcia sufoca Mackenzie Dern no absoluto

Na final do aberto feminino, Gabi também mostrou pressão parecida, contra Mackenzie Dern. A estrela da Alliance começou derrubando logo no início, 2 a 0. Depois, passou a guarda toureando, aos 4min, e aos 7min20 pegou o pescoço de Mackenzie, que lutou bravamente.

Peso médio: Leandro Lo vence Otávio Sousa por 5 a 0

A primeira final da faixa-preta adulto masculino deu-se às 20h30 em ponto (horário de Brasília). Os pesos médios Leandro Lo e Otávio Sousa, finalistas do último Mundial de Jiu-Jitsu, colidiram mais uma vez pelo ouro. Lo, vencedor nas últimas batalhas, tratou de puxar para a guarda rapidamente, mantendo Otávio na guarda aberta. Com precisamente cinco minutos de luta, como se estivesse esperando o relógio avançar, Lo investiu na raspagem. Otávio bambeou mas não caiu, e os dois ficaram em pé. O aluno de Cícero Costha não pensou em mudar de tática, e de novo puxou para a aberta, tentou raspar, trocou para um triângulo que escorregou e virou uma omoplata. Lo aproveitou-se da distração de Otávio, preocupado em não dar bobeira nessa blitz de botes, e enfim raspou, usando sua alavanca tradicional.

O professor da GB, atrás no placar por 2 a 0, até que tentou. Mas Lo seguia firme por cima, e no último minuto ampliou o placar para 5 a 0, quando Otávio precisou se expor para correr atrás do placar e acabou vendo Lo empurrar a guarda de pernas, inverter o lado e concluir a passagem de guarda.

Lo eliminara, na semifinal, Victor Estima (GB), em mais uma grande luta, com a raspagem salvadora vindo apenas no fim da luta.

Bruno Malfacine comemora, após finalizar Caio Terra. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Bruno Malfacine comemora, após finalizar Caio Terra. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Peso-galo: Bruno Malfacine finaliza Caio Terra no pescoço

A final dos galos também trouxe velhos arquiinimigos, mas o desfecho foi rápido. Bruno Malfacine surpreendeu Caio ao girar com agilidade para as costas. Em vez de botar os ganchos, o campeão da Alliance apertou o estrangulamento com a lapela e foi encurralando Caio, até os três tapinhas.

Peso-pena: Gianni Grippo vence Moizinho por 6 a 4

No peso-pena, Gianni Grippo e Osvaldo “Queixinho” Moizinho disputaram quem envolvia quem na teia da guarda 50/50. Ao sair na frente do placar, Grippo acabou bem-sucedido. O faixa-preta de Marcelo Garcia raspou por último para abrir 6 a 4. Moizinho deu tudo de si até soar o gongo, mas não conseguiu ficar por cima.

Peso leve: JT campeão em goleada

A final dos leves envolveu o sempre consistente Jonathan “JT” Torres e a surpresa AJ Agazarm, que eliminou Gabriel Rollo num lutão, na semifinal. JT sobrou na final, começando a goleada com uma raspagem, que abriu caminho para o placar de 10 a 0 contra o lutador da GB. No fim, de guarda passada, JT ainda tentou um bonito arrocho no braço, mas AJ não se entregou.

Lucas Leite montado em Lucas Rocha. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Lucas Leite montado em Lucas Rocha. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Lucas Leite leva mais um ouro para a coleção

No peso pesado, Lucas vs Lucas. O Rocha, da GB, havia chegado à final após virada nos últimos segundos contra a muralha Tim Spriggs. Mas, contra a experiência de Lucas Leite, não conseguiu repetir o feito. Rocha começou raspando, mas Lucas Leite manteve a cabeça no lugar, raspou e montou com habilidade, e no fim venceu por 20 a 2, um passeio impressionante em Irvine.

Trans finaliza em segundos

Na final peso pesadíssimo, o dinamarquês Alexander Trans (Emirates Team) deu uma de Ronda Rousey, e arrochou o joelho de James Puopolo (Ribeiro JJ) em 17 segundos, ao puxar e esticar a perna do faixa-preta americano.

Fecharam as finais em Irvine:

Superpesado: Bernardo Faria ficou com o ouro ao fechar com Léo Nogueira

Peso-pluma: Paulo Miyao ficou com o ouro ao fechar com o irmão João Miyao

Peso meio-pesado: Keenan Cornelius ficou com o ouro ao fechar com Guto Campos

Ler matéria completa Read more