O mundo do Jiu-Jitsu perde Osvaldo Paquetá

Share it

Mestre Paquetá em mais um dos inúmeros campeonatos de Jiu-Jitsu que conferiu de perto / Foto: Junior Samurai.

O mundo do Jiu-Jitsu chora uma grande perda. Morreu hoje Osvaldo Paquetá. O faixa-preta, vítima de um ataque cardíaco, se despede como uma das figuras mais carismáticas do mundo da arte suave.

Grande amigo do saudoso Carlson Gracie, Paquetá sempre fez questão não só de testemunhar, mas também de registrar, em foto e em vídeo, as lutas dos principais campeonatos realizados no Brasil e no mundo. Com sua câmera sempre a tira colo, viu nascer nos tatames a grande maioria das feras que fizeram história no Jiu-Jitsu de competição.

Paquetá vinha enfrentando problemas mais graves de saúde desde o ano passado, quando chegou a ser internado de emergência e submetido a um cateterismo. Nem no momento de dificuldade ele deixou o Jiu-Jitsu de lado. “Muitos médicos aqui já me conheciam do Jiu-Jitsu, é impressionante como há pessoas do Jiu-Jitsu em todos os lugares”, foi uma das declarações de Paquetá.

Como não poderia deixar de ser, amigos lamentam a partida de Paquetá.

“Ele vai deixar muita saudade, não só um grande mestre, mas um grande amigo. Adorado por todos, uma unanimidade no meio das artes marciais. A pessoa que tinha o maior acervo de lutas do Brasil, talvez do mundo. Que eu me lembre desde que eu comecei a lutar, desde meu primeiro campeonato, ele estava lá. Entendia muito de luta, vai deixar muita saudade”, disse Murilo Bustamante.

“Era um ser humano maravilhoso, generoso, firme, era um compatriota do Carlson Gracie. Ajudou na melhoria do Jiu-Jitsu, quando começou a filmar e catalogar as imagens da modalidade. Ele zelava pelo esporte, é uma pena”, lamentou Osiris Maia, faixa-preta de Carlson Gracie.

“Meus pêsames para a família do Mestre Osvaldo Paquetá! Descanse em paz, mestre. O Jiu-Jitsu perde um amigo em presença física e ganha uma lenda para sempre na nossa memória”, comentou o faixa-preta Raphael Abi-Rihan,.

Ficam aqui registrados os sentimentos de toda a equipe da Editora GRACIE para com os familiares de mestre Paquetá.

Para relembrar alguns momentos de Paquetá no GRACIEMAG.com, clique aqui, aqui e aqui.

Ler matéria completa Read more