Lesnar impunha medo, um gigante com mais de 120kg. Entretanto, não há como negar, muitas eram as críticas sobre as qualidades técnicas de Brock, conhecido por ter a força bruta como principal aliado no caminho às vitórias.
No último sábado, no UFC 121, na Califórnia, Cain Velasquez mostrou que a técnica pode superar a força. Tendo pesado pelo menos 10kg a menos que Brock, e com menor estatura, segurou a pressão nos primeiros instantes para depois metralhar o oponente com socos, o que garantiu o nocaute em apenas 4min12s de combate.
Não demorou para que especialistas e fãs por todo o planeta passassem a idolatrar o novo campeão. Um adjetivo muito usado foi “incrível” e até mesmo o ilustre admirador Sylvester Stallone, amante das lutas, se pronunciou através do Twitter:
“O Cain só perde dele mesmo”, postou.
Cain é o atual campeão de pesados do UFC, o que não é pouca coisa, e sua qualidade técnica merece muito respeito. Entretanto, isso é o bastante para adjetivá-lo como “incrível”, sem ter feito ainda nenhuma defesa de título?
Para muitos, a resposta é sim. Entretanto, podemos analisar que Velasquez conta com apenas nove lutas no cartel, muito menos que outros lutadores consagrados como Fedor Emelianenko, Rodrigo Minotauro, Matt Hughes, Wanderlei Silva, Anderson Silva, Dan Henderson… E por aí vai.
Assim como Lesnar, Velasquez não é tão experiente no MMA e podemos recordar lutadores que surgiram com vitórias incríveis e não conseguiram manter o nível por muito tempo – não quero afirmar que este seja o caso.
Cain, provavelmente, tem um futuro brilhante. Mas, mesmo sendo o atual campeão do UFC, ainda tem o que provar para que o elogio “incrível” não se torne algo comum. O próximo desafio, provavelmente, é contra Junior Cigano, outra grande oportunidade de mostrar suas qualidades.
Se continuar vencendo, evitando o rodízio de campeões que às vezes impera no Ultimate, em que o melhor lutador do mundo se torna medíocre da noite para o dia – pelo menos na visão de muitos fãs -, em pouco tempo poderá ser comparado a outros grandes astros que fizeram a história desse esporte.
E você leitor, o que acha disso?
O rodízio de campeões especialmente no peso pesado impressiona. Todos muito bons, mas nos últimos anos incapazes de segurar o cinto por muito tempo. Vida longa a Cain, mas realmente não dá para jogar confete apenas sem ele passar por Cigano e por uma revanche contra Brock, se for o caso.
Abraços
Excelente matéria. Contudo, não temos como negar que o favoritismo estava nas mãos do Lesnar. Para o Cain, competia ele ir lá e mostrar para o que veio! O Stallone e muitos outros admiradores do esporte não estão errados ao usar “incrível” para descrever aquela luta. Foi incrível mesmo! Muitos esperavam uma luta acima dos 3 rounds. Da minha parte, havia lançado o palpite que o Cain venceria o Lesnar depois do 4 round, com uma grande pancadaria de ambos os lados. Mas, uma vitória em cima do Lesnar, com nocaute em apenas 4min12s de combate… é incrível mesmo! Agora é torcer para o Cigano chegar no topo desse título tão disputado, com a vitória… vida longa para este (risos). Forte abraço a todos! Newton Finato.
O Cara é bom e não se pode negar!
Mas tem uma pedreira pela frente, Cigano é um otimo trocador, tem um Boxe afiado e não é bobo no chão.
Mas que não sejam tirados os meritos do Velasquez, afinal ninguem chega onde ele esta hoje por acaso.
Abraço GracieMag!
Não poderia deixar de comentar essa! cain tem tudo para ser grande mas tem que vencer muito ainda. acho que ele consegue e o futuro vai dizer. stalone pode treinar mais para vencer o apolo na proxima!
Me desculpem mas o Cigano vai TER QUE lutar jiu jitsu pra ganhar desse cara. Se ficar de trocação em pé vai pra lona no primeiro round igual ao Brock Lesnar. Não sei o que está acontecendo com os brasileiros, porque esses caras não estão mais lutando jiu jitsu no UFC? Será que o Dana White colocou uma clausula no contrato para os caras não ficarem no chão? Não é possível! Muitos lutadores brasileiros poderiam ter vencido seus adversários gringos se tivessem ido para o chão. Não é possível! Vocês viram a luta do Napão do UFC 121? Foi ridículo! O corner dele gritava para ele botar o cara pro chão e finalizar, mas o cara só ficava dando jab e chute baixo, enquando o adversário só acertava bomba na cara dele. Caracas, pra que ter a faixa preta de jiu? Só para segurar a calça? Bota o cara pro chão, passa a porcaria dessa guarda e finaliza caceta! Vamos parar de patifaria!
Quero ver Cain, fazer isso é com o Fedor. Aquele feito de Werdum contra Fedor, foi Cagada.
Incriveis para mim: fedor, Minota, anderson, Royce, Shogun, wand
Como diz o leitor mauroMMA incriveis são Junior Cigano, Fedor, Minota, Anderson, Royce, Shogun, Wand e Jacaré…
Concordo com o comentário do adriano, pra que faixa preta em JJ? Você observa as lutas e só vê os cara utilizando o wrestling, Não dá pra entender, cadê o jiu jitsu? cadê as finalizações? O Napão é burro mesmo se tivesse utilizado o jiu jitsu contra aquele americano até o Aoki teria finalizado. E sobre essa matéria paciencia “Incriveis para mim: fedor, Minota, anderson, Royce, Shogun, wand” Stallone devia dá um review geral no MMA e calar a boca só pq viu um nocaute bobo como esse, quero ver contra o Cigano, Cigano vai destruir o Cain!
Bom, eu não poderia deixar de comentar essa tambem! Faço da palavras do “Adriano” ai em baixo as minhas!
O que está acontecendo que lutadores que vieram e tem a sua base no jiu jitsu não o estão pondo em prática?
Está certo que as vezes para o público fica chato luta de chão, muita amarração… mas de que adianta fazer uma luta “bonita” pro público e acabar perdendo? E vai dizer que um jiu jitsu bem feito tambem não é bonito e empolgante?
Abraços
Foi uma luta explosiva..Outros nomes do passado ficariam contentes de ter um campeão com a qualidade do Cain que é muito mais completo e dinâmico que o Brock.Ele anulou todo o seu jogo e com muita facilidade fez o que Frank Mir e compania penaram pra fazer,talvez por uma questão de muita força e pouco cardio.Com o Cigano vai ser pau a pau.A melhor trocação da categoria está pra acontecer,espero que o mais rápido possivel.Ótima matéria.Parabéns!
To com o João Souza,
não se pode negar o nivel tecnico e frieza desse atleta,mas falar que ele é incrivel?, o cara nunca defendeu um titulo, acredito que seria melhor as pessoas independente de quem sejam, repensar o dito.
Cigano vem aí, temos o Shane Carwin,temos o minotauro, que na minha opinião, se colocar o jiujitsu em pratica novamente no octagon vai pegar muita gente…
Então vamos aguardar!!!
não há como negar que caim velasquez é muito acima da média, algo que chama atenção é o fato de não ser faixa preta de jiu jitsu, sendo faixa roxa apenas, sinceramente quando vi a pesagem, o tamanho de lesnar impressiona qualquer pessoa, mas caim teve uma atuação impecavél, entrando no tempo, certo e até quedando com uma finta maravilhosa para o single leg, acredito que se cigano manter a luta em pé pode sair perdedor, a chance seria botar pra baixo, mas aí o background de wrestling de velasquez vai fazer a diferença, portanto luta dificílima para o brasileiro.
Se não levarem o cara pro chão, com um jiu-jitsu apuradíssimo, será muito difícil ganhar desse “comedor de guacamole!!!”
Isso me faz lembrar os bons tempos de Royce Gracie, era de cara marrento assim que ele gostava de ganhar e sempre fazendo o cara bater. Infelizmente hoje ninguem mais faz isso, todo mundo quer enfiar a porrada, até o Minotauro ficou nessa e deu no que deu, foi pra lona contra o Mir e o próprio “Guacamole Man”
Acho que o Cain vai nadar de braçadas no ano que vem. Não ponho muita fé no Cigano, mas vou torcer como nunca pra ele.
abs
Excelente matéria! Sem dúvidas o Cain é um dos dois melhores lutadores da categoria. Sabem quem é o outro? O Cigano é claro e a luta entre os dois será certamente briga de cachorro grande. Admiro os dois, porém, muito mais o brasileiro por ser a personificação da humildade. Torço muito pelo Cigano, ele merece ter este cinturão mais que qualquer outro. Vou aguardar ansiosamente esta luta. Assim como aguardo o dia em que Dana vai colocar Shogun e Anderson cara a cara.
LESNAR É OUTRO TRUQUE DE MARKETING MAL SUCEDIDO COMO O TITO ORTIZ…