Sempre uma pedreira nas competições, o faixa-preta Abmar Barbosa viajou pelo mundo para competir e ministrar seminários. Além disso, Abmar ajuda nos treinamentos do lutador do UFC Joe Lauzon, que está com desafio marcado. Cofira o bate-papo do GRACIEMAG.com com o casca-grossa:
Como está a vida desde que você se mudou do Brasil para competir e dar aulas de Jiu-Jitsu nos Estados Unidos?
Depois que me mudei para os Estados Unidos para viver meu sonho, que é competir e dar aulas, muita coisa boa tem acontecido e muitas oportunidades surgiram. Esse mês que passou, tive o prazer de ministrar vários seminários pelo mundo.
Por onde esteve?
Minha viajem começou no Havaí. Fui competir o Honolulu Open, organizado pela IBJJF, e consegui a medalha de prata no absoluto. Logo depois disso fui para o Japão, onde eu lutei o Campeonato Asiático e fui campeão da minha categoria e do absoluto, tendo fechado com um amigo meu, Marquinhos de Souza, da Bonsai.
Algum novo projeto?
Depois do campeonato no Japão, voltei para os EUA para a gravação do meu DVD, que vai ser lançado agora em novembro. Acabando as gravaçõees, fui dar aula na academia filial da Drysdale JJ, no Canadá, onde fiquei por seis dias e ministrei um seminário. Depois fui para Europa, na Irlanda, Bélgica e Holanda, fazendo seminários e aulas.
É verdade que você também está ajudando na preparação de atletas para o UFC?
Quando estava na Europa, o Joe Lauzon, lutador do UFC que treina Jiu-Jitsu comigo, me ligou dizendo que iria lutar no UFC 123, no dia 20 de novembro, evento que conta com a luta entre Lyoto Machida e Quinton Jackson. Então voltei aos EUA para afiar o chão e auxiliar o Joe nesse desafio.
E como é o Jiu-Jitsu do Joe Lauzon? Na última luta, contra o Gabe Ruediger, ele deu show no chão…
Muita gente me pergunta sobre o Jiu-Jitsu dele e qual é a estratégia que montamos para a luta. Respondo que a nossa meta é estar bem em todos os aspectos. Não quero saber sobre o adversário e sim sobre o Joe. Quero ele bem no Jiu-Jitsu, mas também no cardio, na explosão e na trocação. O Joe tem vários excelentes profissionais para auxiliar ele e, fora isso, é bom por natureza. Ele é muito forte mesmo. Acho o Joe um lutador completo com muita vontade de ganhar sempre. O chão dele é afiado e é muito difícil estabilizar ele em qualquer posição. E se você piscar e der mole, já era. Ele pega.
Qual a sua próxima competição?
Como tenho que treinar o Joe Lauzon para luta dele, não poderei ir para o Sul-Americano, que vai rolar no Brasil. Tenho um aluno americano chamado Garret que vai me representar lá. É um faixa-roxa e recentemente ficou em vice no Pan e no absoluto do New York Open, com apenas 70kg.
E os seminários, continuam?
Nesse sábado, 22 de outubro, estarei em uma de minhas filiais, a academia Two Swords BJJ. No domingo, vou estar na Intenze MMA Academy, do faixa preta americano Brian Caldwell. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail abmarbarbosa@hotmail.com. Obrigado a todos do GRACIEMAG.com e da revista GRACIEMAG!
Cara me Amarro no stilo de luta do Abmar, guerreiro em ambos os aspectos, os seminarios dele deve ser muito foda, pra quem gosta de jogar na guarda ele é especialista, quero compra o DVD dele,e alguem sabe se ele tem academia no brasil?
Parabens Nalty Junior Pela entrevista
sim,em rio claro ,entere outras