UFC 148: Anderson Silva enfim cala a boca de Chael Sonnen e convida rival para churrasco

Share it
Anderson Silva mata a guarda de Sonnen com o joelho e espanca o desafiante, nos momentos finais do UFC 148. Foto: Divulgação/UFC.

Anderson mata a guarda de Sonnen com o joelho e espanca o desafiante, nos momentos finais do UFC 148. Foto: Divulgação/UFC.

Quando Anderson Silva voltou para o córner após o primeiro round da luta principal do UFC 148, contra o arqui-inimigo Chael Sonnen, um dos seus auxiliares disse: “Vai começar agora! Já aqueceu! Ele não tem chance de te ganhar”.

O comentário se referia ao transcorrer da primeira parte da luta, quando Chael conseguiu derrubar o brasileiro e dominar o round por completo, inclusive montando em Anderson nos segundos finais, mas sem muito tempo para fazer algum estrago maior.

O corner disse ainda que Anderson não poderia mais permitir que Sonnen o derrubasse: “Você treinou muito essa defesa de queda. Você não pode deixá-lo te derrubar de novo. Defende isso!”.

E foi exatamente isso que o melhor lutador de MMA da atualidade (e talvez o melhor de todos os tempos) fez. Sonnen novamente tentou derrubar, mas dessa vez Anderson foi preciso e o máximo que o americano conseguiu foi prensá-lo contra a grade.

Então, em um momento em que os dois lutadores se separaram, Anderson foi para cima e acertou o primeiro grande soco. Atordoado, Sonnen tentou uma cotovelada rodada, mas foi vitima de um golpe de Anderson tão preciso que o jogou ao chão, já sentindo. E o mais impressionante é que o golpe que Anderson deu foi uma sensacional esquiva, tão rápida que Chael chocou-se com impressionante violência contra a grade.

A partir dai, pode-se dizer que a luta acabou. Anderson seguiu com uma joelhada contra Sonnen no chão e quando o adversário levantou colocou a mão no gogó e foi socando. Sonnen caiu de novo e o Aranha foi atrás.

Os brasileiros lamentaram que o juiz tenha interrompido a luta rapidamente, ao ver Sonnen sem reação, em posição fetal contra a grade. Mesmo assim, os compatriotas de Anderson explodiram na MGM Arena, em Las Vegas.

De novo com o cinturão garantido, após a décima defesa de título em seis anos, Anderson Silva relaxou: “Isso é um esporte. Ele me desrespeitou e desrespeitou meu país e minha família, mas luto com ele e não tenho nada contra ele. Vamos mostrar que os brasileiros são educados e vamos aplaudir o Sonnen”, resumiu Anderson.

Brincalhão, chamou Sonnen ao centro do octógono e provocou, em português: “Eu te convido para um churrasco na minha casa. Minha mulher cozinha para gente”, convidou, lembrando a provocação do americano, que disse que daria um tapa no bumbum da esposa de Anderson.

Depois, completou, comentando também o sufoco do primeiro round: “Ele treina essas quedas a vida toda! Foi merito dele ali! Eles nunca serão! Aqui é Brasil e verás que um filho teu não foge à luta”.

Na coletiva, voltou ao assunto do 1R: “Era nossa estratégia deixa-lo fazer o jogo dele no início, neutraliza-lo e depois soltar o nosso jogo! Foi isso que fizemos”.

Sob vaias, Chael nem lembrou o falastrão de antes da luta: “Obrigado pela oportunidade que me deram! Ele é um grande campeão!”.

Na segunda luta mais importante do evento, Tito Ortiz encerrou sua longa carreira de 15 anos com um combate franco contra Forrest Griffin. O californiano, que estreou no UFC 13, em 1997, lutou como se fosse sua primeira luta e proporcionou o show que os fãs queriam ver. Ao fim dos 15 minutos, os juízes deram a vitória para Griffin, mas isso era o que menos importava. Tito resumiu o sentimento: “Dei tudo de mim, hoje e em toda a minha carreira. Amo o esporte e saio sem qualquer remorso. Lutei com todo o coração, como sempre!”. Perguntado se pensa em voltar ao MMA, foi franco: “Acho que não! Fiz tudo o que queria nesse esporte e consegui dar tudo para a minha família. Quando comecei, eu não tinha nada e hoje meus filhos tem tudo”.

Demian Maia estreou na nova categoria (os meio-médios) com uma rápida vitória sobre o coreano Dong Hyun Kim ao aplicar uma queda que acabou machucando o adversário e obrigando-o a desistir. O brasileiro falou sobre o triunfo: “Fiquei muito feliz com essa vitória. Quase desisti daquela tentativa de queda, mas no fim deu certo. Consegui trazer o meu Jiu-Jitsu de volta ao MMA”.

Antes de Maia, Fabrício Morango foi derrotado por Melvin Guillard na decisão unânime dos jurados. “Errei ao deixar a luta ser decidida pelos juízes”, analisou Morango.

Veja os demais resultados da noite.

UFC 148

LAS VEGAS, NEVADA, EUA

7 DE JULHO DE 2012

Anderson Silva derrotou Chael Sonnen por TKO aos 1min34s do 2R

Forrest Griffin derrotou Tito Ortiz por decisão unânime dos jurados

Cung Le derrotou Patrick Côté na decisão unânime

Demian Maia derrotiu Dong Hyun Kim por TKO aos 47s do 1R

Chad Mendes venceu Cody McKenzie por TKO em aos 31s do 1R

Mike Easton derrotou Ivan Menjivar por decisão unânime

Melvin Guillard derrotou Fabrício “Morango” Camões na decisão unânime

Khabib Nurmagomedov derrotou Gleison Tibau na decisão unânime

Costa Philippou derrotou Riki Fukuda na decisão unânime

Shane Roller venceu John Alessio na decisão unânime

Rafaello Oliveira derrotou Yoislandy Izquierdo na decisão unânime

Ler matéria completa Read more