O segredo dos Mendes

Share it

Os faixas-pretas de Ramon Lemos conseguiram um feito inédito no Mundial 2011. Foto: Deb Blyth.

Campeão do ADCC em 2009, Rafael Mendes está em mais uma semifinal do evento sem kimono. Enfrenta, neste domingo, na Inglaterra, o veterano Robson Moura. Se vencer, encara na final o melhor na disputa entre Charles Cobrinha – seu adversário na decisão de 2009 – e Jeff Glover.

Independentemente do sucesso neste domingo, Rafa vem, nos últimos anos, fazendo bonito em todas as competições. O mesmo acontece com seu irmão mais velho, Guilherme. Nesta temporada, os manos da Atos conseguiram algo inédito. Pela primeira vez na faixa-preta, em Mundiais de Jiu-Jitsu, irmãos venceram em categorias distintas. O segredo disso é repercutido na GRACIEMAG #175.

“De fato pulamos a famosa ‘fase do abismo’ que muitos atletas enfrentam quando passam da faixa-marrom para a preta. Entramos na faixa-preta já vencendo campeonatos difíceis. Acredito que isso é o resultado de uma série de fatores que vivemos nas graduações anteriores”, diz Gui Mendes.

“Competimos muito e treinamos muito, o que deu extrema confiança no nosso Jiu-Jitsu. Aprendemos que qualquer tipo de sentimento pode atrapalhar o nosso desempenho na hora da luta, então passamos a entrar com a cabeça vazia, apenas mentalizando o plano de vitória”, continua Gui.

“Sempre fomos muito observadores. Lembro que nas faixas intermediárias, como dificilmente conhecíamos o adversário, sentávamos na arquibancada e assistíamos os garotos da categoria lutar. Víamos o que eles erravam e o que eles acertavam. Buscávamos sempre atacar os seus pontos fracos”, completa.

Quer saber muito mais? Compre agora a GRACIEMAG #175 e assine as próximas edições aqui.

Ler matéria completa Read more