Romulo Barral comenta conquista e lutas com André Galvão e Otavio Sousa

Share it
Rominho Barral raspa André Galvão na final da categoria, no IBJJ Pro League. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Rominho Barral raspa André Galvão na final da categoria, no IBJJ Pro League. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Com disputas acirradas e golpes plásticos, a categoria até 88kg foi a mais aplaudida da primeira edição da IBJJ Pro League, no sábado em Long Beach.

Na final, em combate muito duro, Rominho Barral levou a vitória por decisão dos juízes e conquistou a bolada de 5 mil dólares da liga profissional.

Em entrevista exclusiva ao GRACIEMAG.com, Barral disse que deve aparecer no Europeu, explicou o estranho sentimento de finalizar o amigo Otavio Sousa e elogiou André Galvão, seu concorrente na final.

GRACIEMAG: Como você avalia a luta com André Galvão?

RÔMULO BARRAL: Foi um lutão, acho que eu e o Galvão temos o mesmo estilo de jogo, nós jogamos para frente. Então todas as vezes que lutarmos tenho certeza de que será um grande combate. A luta foi muito equilibrada, terminou empatada, e a vitória poderia ter ido para os dois lados ao meu ver. Mas dessa vez os juízes me deram a vitória, e fiquei muito feliz. Sou fã do André Galvão, gosto muito do Jiu-Jitsu dele, foi uma honra competir contra ele.

Você acabou tendo de enfrentar um companheiro de Gracie Barra, o Otavio Sousa, na semifinal. Como foi?

Não é bom competir contra um amigo e parceiro de mesmo time. Gosto muito do Tavinho, mas somos profissionais e às vezes temos de fazer coisas que não gostamos para ver o crescimento do nosso esporte.

Qual foi a lição que você tirou da IBJJ Pro League?

Sempre temos de procurar melhorar. O campeonato já passou e a vitória dura pouco. Hoje já estou de volta aos treinos procurando corrigir alguns erros.

O Jiu-Jitsu perde muito lutador bom para o MMA hoje. A proposta da IBJJF é boa para valorizar mais ainda os competidores?

Sim, acredito que nós atletas do Jiu-Jitsu levamos vida de atleta profissional, mesmo sendo amadores. Afina, nós treinamos o dia inteiro para sermos campeão. Então, nada mais justo e recompensador do que termos uma premiação em dinheiro no final.

Quais são seus planos para 2013?

Estou muito animado para o ano que vem. Quero lutar tudo, começando pelo Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa. Depois, vou lutar a seletiva de Miami para WPJJC de Abu Dhabi, e os principais campeonatos da IBJJF, e quem sabe o ADCC 2013.

http://www.youtube.com/watch?v=46OqN_OSzrA

Ler matéria completa Read more