10 lutadores de Jiu-Jitsu que prometem brilhar em 2013

Share it

Pirâmide de Long Beach, palco do clássico Mundial de Jiu-Jitsu. Foto: Arquivo GRACIEMAG

Fim da temporada 2012, é hora de olhar para onde interessa, o futuro. Quem serão os craques do Jiu-Jitsu que vão aparecer no GRACIEMAG.com em 2013? Destemida e sem medo de pedras, nossa equipe aponta 10 lutadores de Jiu-Jitsu que prometem fazer barulho.

Esquecemos de alguém? Comente a seguir, na seção de comentários dos leitores.

1. Tanner Rice (Alliance)

Tanner Rice, 19 anos, foi promovido a faixa-preta em 2012, por seu professor Rubens “Cobrinha”. Ele também treina e ensina na academia de sua família, em Redding, Califórnia, sem preguiça de encarar as centenas de quilômetros que separam sua casa e a academia de Cobrinha, em Los Angeles. Na atual temporada, Tanner Rice fechou o peso leve no Mundial, como marrom. Mas Rice fez barulho mesmo em dezembro, ao ganhar o IBJJF Long Beach Fall Open, já com a graduação máxima na cintura. A conquista o levou ao IBJJ Pro League, onde derrotou Augusto “Tanquinho”. Nasce mais um monstrinho nos leves? Veremos ao longo de 2013.

2. Victor Genovesi (Alliance)

Faixa-marrom e filho do professor Alexandre “Gigi” Paiva, o carioca Victinho Genovesi vem brilhando faz tempo nas faixas coloridas. Companheiro de treinos de Fernando Tererê no Rio, ele fatalmente será figurinha fácil nos pódios mais uma vez em 2013 – a começar pelo Europeu em Lisboa, em janeiro. Olho nele, e em sua técnica clássica, com menos berimbolo e muita passagem de guarda.

http://www.youtube.com/watch?v=geZQf0r7IlU

3. Edwin Najmi (Gracie Barra)

Menino prodígio da escola de Romulo Barral, o peso-pluma Edwin Najmi vem se mostrando um exímio finalizador. A maioria de suas vitórias da faixa-branca até a roxa foi obtida por meio de arrochados triângulos e chaves de pé. Em 2012, ele venceu o Pan, a seletiva do WPJJC no peso e no absoluto e outros diversos torneios. Olho no faixa-roxa, e se for lutar com ele, proteja-se.

4. Diego Ramalho (Gracie Barra)

Aluno de José Olimpio, o Zé Radiola, Diego Ramalho foi graduado a faixa-roxa recentemente. Na azul, deu alguns sacodes – foi campeão europeu de Jiu-Jitsu peso médio e absoluto, venceu o brasileiro e o sul-americano. Agora, como meio-pesado roxa, vai dar trabalho aqui e lá fora. Quem pode pará-lo?

5. Dante Leon (Ribeiro Jiu-Jitsu)

Faixa azul juvenil, Dante tem dois títulos mundiais em sua categoria de idade, três títulos do Pan e outras inúmeras conquistas. As suas vitórias mais notáveis são na categoria adulto; aos 15 anos, Dante já vencia alguns campeonatos entre os homens feitos, por vezes superando oponentes 70kg mais pesados. O atleta peso médio de Saulo Ribeiro completa 18 anos em 2013, e promete brilhar na categoria adulto no Pan e Mundial.

6. Paulo Henrique (Nova União)

Foto: Arquivo Pessoal

O garotão carioca é mais uma das crias do projeto liderado pelo paizão Fábio Andrade, da Nova União de Bangu.

O faixa-azul Paulo Henrique, o popular Paulinho, foi capaz, em seu primeiro ano como adulto, de derrotar a maioria de seus adversários em grandes torneios, como exemplo o Europeu de Jiu-Jitsu e o Brasileiro, em que foi campeão absoluto, e ainda no Mundial e Brasileiro de Equipes.

A joia de Bangu é nome forte para se tornar referência no peso pesadíssimo da equipe Nova União.

7. Nicholas Schultz (Lloyd Irvin)

Medalhista em quase todos os grandes torneios, Nicholas Schultz foi parado somente pelos irmãos Miyao nos últimso dois Mundiais, quando foi medalhista de bronze. Campeão do Pan em 2011, Schultz vem com tudo para ser um dos magrinhos mais respeitados do Jiu-Jitsu em 2013.

http://www.youtube.com/watch?v=58OhsEIkL0Y

8. Brenda Heller (Gracie Humaitá)

Aluna de Alessandro Nunes, a atleta de Itaboraí, no Rio de Janeiro, venceu quase tudo o que disputou em 2012. Depois de garantir o ouro no Brasileiro no juvenil, repetiu o feito no Mundial, vencendo a categoria médio e o absoluto, além do Rio Open.

Brenda Heller, apesar de juvenil, também luta entre as adultas, no peso-pena. Não bastasse todos os títulos, Brenda tem ainda outro ponto positivo: seu irmão, faixa-azul, é jornalista casca-grossa do site GRACIEMAG.com. Não mexa com eles!

9. Janni Larsson (CheckMat)

A dinamarquesa Janni Larsson, promovida a faixa-marrom recentemente, deixou sua marca registrada esse ano após ganhar o Europeu de Jiu-Jitsu no peso e no absoluto e o Mundial.

Ela mora, estuda e treina na Dinamarca, na equipe CheckMat, que revelou Alexander Trans e outros, e passa metade do seu tempo estudando medicina. Janni decidiu passar agora uma temporada treinando no Brasil, e pretende participar de torneios importantes em 2013 – se a medicina deixar.

10. Jacqueline Amorim (Gracie Barra)

 

A menina é mais um dos talentos que surgem no estado de Manaus, no Amazonas.

Aluna do professor Henrique Machado, que formou Ronaldo Jacaré, Jacqueline conquistou o WPJJC em Abu Dhabi lutando entre as adultas.

Após papar os títulos de campeã brasileira no peso e no absoluto, Rio Open no peso e no absoluto, a atleta peso médio foi merecidamente graduada a faixa-roxa.

Fique de olho nela em Abu Dhabi, e olho no GRACIEMAG.com.

Ler matéria completa Read more