UFC 285: a ascensão do prodígio cazaque nos meio-médios

Share it

Shavkat Rakhmonov após finalizar Geoff Neal no UFC 285. Foto: Divulgação/UFC

A elite de desafiantes no peso meio-médio do UFC é recheada de craques gabaritados, como Kamaru Usman, Colby Covington, Belal Muhammad e Gilbert “Durinho” Burns. No entanto, um novo prodígio tem assombrado a divisão desde que aterrissou no Ultimate. O cazaque Shavkat Rakhmonov (17v-0d), de 28 anos, derrotou americano Geoff Neal por finalização aos 4min17s do terceiro round na terceira luta do card principal do UFC 285, disputado na T-Mobile Arena, em Las Vegas.

Shavkat Rakhmonov e Geoff Neal protagonizaram um combate eletrizante e, posteriormente, foram premiados com o bônus de atuação da noite pelo UFC. A luta foi marcada de reviravoltas e os atletas exibiram um concerto de técnica e garra. Neal foi valente, balançou o cazaque com sua mão pesada, mas o poderio do “Nômade” prevaleceu. Shavkat apertou o passo quando percebeu a queda de rendimento do americano e estrangulou o oponente com um mata-leão em pé sem os ganchos. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por UFC (@ufc)

Shavkat Rakhmonov contabiliza nove vitórias por finalização e oito por nocaute, números que comprovam os 100% de letalidade do cazaque. Desde que foi contratado pelo UFC em 2020, Rakhmonov enfileirou Alex “Cowboy” Oliveira, Michel Prazeres, Carlston Harris, Neil Magny e Geoff Neal. Com o triunfo sobre Neil, sétimo colocado no ranking da divisão, Shavkat deve assumir a posição do adversário. 

Shavkat é especialista no sambô, mas possui alto nível na trocação. Ele tem o muay thai alinhado e tem os chutes rodados como uma de suas principais armas. O cazaque treina na Kill Cliff FC, equipe de Gilbert Durinho, Vicente Luque, Gregory Rodrigues e companhia, e é treinado pelo ex-kickboxer holandês Henri Hooft. 

Se nas apresentações anteriores Shavkat sequer foi ameaçado, desta vez, Geoff Neal fez frente ao cazaque. Porém, Rakhmonov demonstrou poder de resiliência, resistiu às investidas do rival e arrematou o duelo no momento em que Neal mostrou-se fragilizado. Apesar de ter sido ameaçado em certos momentos no decorrer do confronto, ele sobressaiu e impôs o primeiro revés de Geoff no UFC pela via rápida. 

Ler matéria completa Read more