
Mestre Osvaldo Alves entre o prefeito Arthur Virgílio Neto e o subsecretário Elvys Damasceno, com a criançada do Jiu-Jitsu de Manaus. Foto: Divulgação
Manaus, a capital do Amazonas, não é apenas a cidade do campeão do UFC José Aldo, Wallid Ismail, Xande Ribeiro e outros símbolos do Jiu-Jitsu ou do MMA.
É, desde janeiro de 2013, também, um lugar administrado por um prefeito faixa-coral de Jiu-Jitsu, o ex-competidor Arthur Virgílio Neto.
Curioso, o GRACIEMAG.com foi investigar como o político tucano tem lidado com o Jiu-Jitsu como instrumento educacional e social numa cidade desigual como são as metrópoles brasileiras.
A primeira medida do novo prefeito foi apostar num nome apaixonado pelo esporte, o faixa-preta terceiro grau e fiel escudeiro Elvys Damasceno, também aluno de Osvaldo Alves.
Elvys Damasceno, 35 anos, é subscretário de esportes e também presidente da federação de Jiu-Jitsu do Amazonas. Elvys é também responsável pelo Jiu-Jitsu ter virado disciplina nas escolas públicas locais, através dos Jogos Escolares do Amazonas.
Segundo ele, sua principal missão é desenvolver projetos sociais para todas as zonas da cidade e em diversas modalidades, para procurar mudar a cara do esporte manauara. O Jiu-Jitsu e as lutas, claro, são importantes no processo.
“O Jiu-Jitsu em Manaus, como em grande parte do mundo, é uma febre hoje. Aqui em nossa cidade, porém, ele é mais que isso. Trata-se de um esporte que usamos como instrumento de inclusão social”, diz Elvys ao GRACIEMAG.com.
“Oferemos o ensino da arte gratuitamente nos bairros menos favorecidos. Cobramos, em contrapartida, o boletim escolar e a disciplina. O resultado tem sido imediato, e estamos fazendo campeões dentro do tatame e na vida. Nossas crianças já têm tradição em vencer nos Campeonatos Brasileiros da CBJJ, então o futuro é de muita responsabilidade”, acrescenta ele, antes de agradecer o respaldo e a confiança do secretário titular, Fabrício Lima.
>>> E na sua cidade, tem algum administrador trabalhando pelo Jiu-Jitsu? Comente com a gente e deixe seu recado.
* Colaborou: Arthur Castro
Em Uberlândia-MG temos o Vereador Helvico Vico que assim como o Prefeito Arthur Virgílio Neto, não tem poupado esforços na utilização do Jiu Jitsu como ferramenta de transformação e inclusão social.
Leandrão, estamos juntos no projeto e acredito realmente que é com educação ( jiu é uma ferramenta de educação) que vamos promover inclusões e transformar o mundo para melhor. Convivo
com Arthur Virgílio ( nos anos 90 ) quando o mesmo era deputado federal e nos apoiava nos movimentos de juventude … posteriormente postarei fotos que fizemos à época …
Exemplo que vem do Norte!
Manaus, fabricando campeões oss!
Agora com a entrada do novo prefeito manaus esta mais focada nos esportes não só o jiu-jitsu!
É isto ae, exemplo a ser seguido por todos, e com certeza estaremos implantando um projeto parecido com este aqui em Nossa Cidade ( Maracaí – SP ), formando campeões dentro e fora do Tatame ..Oss
Muito legal, uma otima iniciativa. Parabéns.
Parabens prefeito e Elvys Damasceno. OSss
Gostaria de saber onde esta esse investimento
Essa iniciativa tem ser exemplo em todo território Brasileiro.
Essa iniciativa tem ser exemplo em todo território Brasileiro, como em comunidades carentes, escolas publicas o governo tem dar mais oportunidades. Esporte também é educação. Salve o Jiu Jitsu Brasileiro !!
otimo exemplo