Os 10 maiores atrativos do Europeu de Jiu-Jitsu 2012

Share it
Imagem panorâmica do ginásio Casal Vistoso durante o Europeu de Jiu-Jitsu 2011. Foto por Ivan Tridade.

Panorâmica do ginásio durante o Europeu de Jiu-Jitsu 2011. Foto por Ivan Trindade.

O Europeu 2012 inscreve somente até hoje, portanto é hora de mostrar do que você é feito e cair dentro. Para auxiliar os indecisos, GRACIEMAG.com lista 10 fortes motivos para você fazer parte do primeiro campeonato do Grand Slam da temporada, no fim de janeiro.

1. As novas regras do Jiu-Jitsu

Este será o primeiro campeonato da IBJJF após a reformulação do livro de regras, e a expectativa é por um campeonato ainda melhor para os atletas, para os professores e para a torcida. Mas só vai perceber isso quem por lá estiver. “Adorei as novas regras. A expectativa é a melhor possível. Nós acreditamos que será o maior e melhor Europeu da história, vamos aguardar para ver”, diz o árbitro Muzio de Angelis.

2. Bernardo e Léo Nogueira contra Lagarto

Muitos atletas de ponta estão inscritos na categoria adulto masculino, como Carlos Esquisito, Andrea Verdemare, Francielio da Costa, Bruno Frazatto, Denilson Pimenta, Eduardo Ramos, Wellington Megaton, Jonathan Torres, Roberto Tussa, Igor Araújo, Nivaldo Lima e tantos outros, mas o peso superpesado traz de fato uma atração à parte.

De um lado, o astro Bernardo Faria (Alliance), vice-campeão mundial absoluto. Do outro, Lucio Lagarto (Gracie Barra), que não lutou o Mundial por não ter obtido o visto para os EUA. Para complicar, Bê vem com o parceiro Léo Nogueira, campeão mundial, para desequilibrar a balança. Quem vence?

3. Precisão e técnica na guerra do peso médio

Não deverá haver divisão mais divertida que o peso médio. São 15 nomes por enquanto, todos de respeito. Vá anotando: Victor Estima, Clark Gracie, Otavio Sousa, Gabriel Goulart, Luis Gustavo, Gabriel Rollo, Jake Mackenzie, James Harbison… O páreo será duro, e o medalhista de ouro voltará de Portugal ainda mais respeitado. Quem leva, para você leitor? Palpite abaixo.

 4. O feminino

A presença da faixa-preta “local” Ida Hansson, luadora sueca a cada dia mais técnica, já valeria uma espiada, assim como as de Fernanda Mazzelli e Monica Vanessa. Mas eis que ainda nos surge a campeã mundial Michelle Nicolini, para abrilhantar o torneio. Na marrom, a presença da consistente Mackenzie Dern completa a festa.

5. Lisboa

A capital portuguesa é a maior diversão. Inspire-se nos pontos históricos de Lisboa, conheça os bons restaurantes, divirta-se com os locais e volte com ainda mais cultura deste pedaço de Brasil na Europa.

6. Você na TV

Com a exibição do campeonato no programa “Sensei Sportv”, maior canal de esportes do Brasil, a chance de você ver seu nome catapultado à fama no mundo do Jiu-Jitsu aumenta. Basta ir lá e fazer bonito.

7. Alexander Trans

O ex-promissor faixa-marrom faz enfim sua estreia de pano como faixa-preta. Conseguirá o rolo compressor dinamarquês manter o ritmo? “Veremos”, disse o superpesado Trans ao repórter Junior Samurai. “Não quero fazer previsões de como vou me apresentar na faixa-preta. De qualquer modo, ganhei o Europeu, Pan, Brasileiro e Mundial, sem perder uma luta sequer na faixa-marrom. Então é hora de eu seguir em frente. Tenho confiança em meus professores, e se eles acham que estou pronto, é isso. Estou animado para lutar, treinei forte todos os dias, na Dinamarca e na Suécia, e as pessoas verão um lutador muito diferente da última vez que eu lutei, só posso dizer isso”.

8. O master

Mais uma vez, a divisão dos veteranos vem recheada de craques, como Eduardo Santoro, Rodrigo Munduruca, Antonio Canudo, Felipinho Costa, Janne-Pekka Pietilainen e tantos outros. Quem tiver o privilégio de ficar de olho neles, não apenas vai vibrar, como vai aprender demais.

9. O Jiu-Jitsu na Europa

É a chance de conferir como andam os trabalhos de professores consagrados na Europa, da GB de Braulio Estima à CheckMat supervisionada por Leozinho Vieira. Os alunos de Roger Gracie (na Inglaterra) e de Royce (na Itália) também querem mostrar seu valor. No ano passado, as escolas vencedoras foram: Alliance (adulto), CheckMat (feminino), CheckMat (masters & seniors), Icon JJ (estreantes) e Ilan Turjeman Academy (juvenil). Quem vai brilhar este ano no campeonato?

10. O Jiu-Jitsu global

Com uma penca de lutadores vindos do Bahrein ao Japão, da Hungria à Holanda, do Texas ao sertão da Paraíba, o caldeirão multicultural do Jiu-Jitsu está só esperando você para esquentar ainda mais. Misture-se e depois nos conte como foi.

Se você tiver outro motivo ainda melhor para ir ao Europeu, compartilhe com a gente, logo abaixo.

Ler matéria completa Read more