Minotauro defende chave de Toquinho no UFC: “Ou vai com tudo ou perde o encaixe”

Share it

Minotauro na vitória contra Bob Sapp no Japão: o baiano é sinônimo de volta por cima. Foto: Susumu Nagao.

Assunto do MMA mundial nos últimos dias, a chave de calcanhar aplicada por Rousimar “Toquinho” Palhares em Mike Pierce no UFC Barueri, realizado no último dia 9 de outubro, segue repercutindo no mundo das lutas. Após seu afastamento do UFC ser comunicado oficialmente, vários atletas e treinadores saíram em defesa do brasileiro, entre eles os renomados Renzo Gracie e Zé Mário Sperry, que eximiram o lutador de qualquer culpa ou intenção de machucar seu oponente.

Dono de uma força muscular muito acima da média, Toquinho, que estava na organização desde 2008 e acumulava sete vitórias no evento, fazia sua estreia na categoria dos meio-médios.

Um dos líderes do Team Nogueira, Rodrigo Minotauro saiu em defesa de seu companheiro de treinamentos, mas não questionou a decisão tomada pelo UFC em afastar o mineiro.

“Posso afirmar que dentro de nossa da academia, o Toquinho nunca machucou ninguém. É uma pessoa de bem, excelente companheiro e um ótimo caráter. Eu acredito que ele jamais pensaria em fazer mal a nenhum adversário, pois simplesmente não é a conduta dele. Não questiono a decisão do UFC, pois as pessoas que estão no comando têm a visão global do negócio, e que entendem melhor que ninguém todo o business que envolve nosso esporte”.

Experiente faixa-preta de Jiu-Jitsu, Minotauro também falou sobre a parte técnica do golpe que causou toda polêmica. Para o peso-pesado, a posição requer cuidado por parte dos lutadores e da arbitragem.

“É uma chave perigosa, o cara que aplica o golpe tem que ser explosivo. Na hora você não olha para o adversário. Várias vezes o Toquinho perdeu a posição, porque afrouxou um pouco o golpe. É uma posição que ou você vai com tudo ou perde o encaixe. É uma situação complicada, o juiz precisa estar bem atento e tem que intervir de maneira enérgica”, concluiu.

Triste com a situação de Toquinho no momento, Rogério Minotouro também prestou solidariedade e elogiou a conduta do atleta no dia a dia.

“Conheço o Rousimar há muitos anos, como atleta é um fenômeno, e como pessoa é querido por todos, principalmente pela a sua simplicidade. Quem conhece a história de vida dele, se encanta com tanta humildade e dedicação ao esporte. O Toquinho sempre foi o primeiro a chegar e o último a sair da academia, sempre ajudou muito nossos atletas e temos certeza que continuará sendo assim, pois a Team Nogueira estará sempre ao seu lado”.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Ler matéria completa Read more