Parte essencial no treino de Jiu-Jitsu, o tradicional kimono é a ferramente básica para o atleta que quer se destacar na arte suave. Não importa seu estilo, um bom treino de pano é sempre o caminho para ficar fera no solo.
Mas a pergunta é: como você cuida de sua armadura? Pescamos algumas boas dicas sobre cuidados com o kimono no site da Gracie Barra, extraímos a essência e trouxemos para você, estudioso leitor, cinco dicas para manter seu kimoninho sempre pronto para seus treinos e campeonatos. Confira abaixo:
1- Tenha um número de kimonos confortável para sua rotina de treinos
Se você treina todos os dias, ou boa parte da semana, seu kimono não secará a tempo, ficando sujo e desgastado. Com um kimono você pode treinar a semana inteira e lavar sua armadura nos finais de semana. Agora, para rotinas de treinos mais puxadas, tenha no mínimo dois kimonos, e use um a cada dia, lavando o outro.
2- Não utilize alvejantes, cloro ou similares na lavagem do seu kimono
O tecido perde resistência e pode até rasgar. Quer uma dica? Nos kimonos brancos você pode utilizar bicarbonato de sódio, 1/2 copo americano por kimono a ser lavado. Ele ajuda a deixá-los ainda mais brancos e sem agredir o tecido. Outra dica é passar sabão de coco nas lapelas, para auxiliar na retirada do encardido que fica no local. Já nos coloridos, evite lavar na máquina. Tente lavar à mão, utilizando sabão neutro ou sabão de coco e utilize uma escova para esfregar as manchas. Dá trabalho, mas vale a pena.
3 – Tente lavar seu kimono sempre que puder
O suor é ácido e altamente corrosivo ao tecido. E mais, porque treinar com o kimono sujo se você pode se apresentar com aquela roupa bem limpinha e estalando? O atleta deve sempre se apresentar com o seu melhor, isso demonstra respeito ao professor e aos companheiros de treino. Nada de kimono “cinza”, galera!
4 – O kimono deve SEMPRE secar na sombra
O calor faz com que as fibras fiquem duras e ásperas, além de ficar mais propício a encolher. Outro revés é que, com o kimono duro como pedra, seus movimentos ficam mais limitados. Ninguém quer ficar engessado no treino, né? Ah, e nada de secadoras.
5 – Nunca abandone seu kimono sujo
Nem dentro de cestos, armário, porta-malas do carro, mochila, nada disso. O kimono passa a se tornar um sachê de mau cheiro, e abafar o pano suado faz com que ele se torne um prato cheio para proliferação de bactérias. Não deu pra lavar na hora? Estenda em algum lugar arejado.
E para você, sábio leitor, que conhece outra dica para conservar o kimono como novo, deixe nos comentários e divida com a gente!
Ah, e caso você queira um kimono novinho para treinar, clique em um dos banners abaixo e confira nossas ofertas!
Muito bom !
Muito bom !
Percebi a diferença, em seca-lo na sombra. deveras diferente. minha dúvida é quanto ao uso do amaciante de roupas. meu kimono é azul marinho
Percebi a diferença, em seca-lo na sombra. deveras diferente. minha dúvida é quanto ao uso do amaciante de roupas. meu kimono é azul marinho
Nunca seque o suor do rosto com as mangas, leve sempre uma toalha para o treino, secar o rosto repetidamente durante o treino com as mangas fara com que elas recebam cargas excessivas de suor ácido e o Kimono certamente ficará aos frangalhos nas mangas e o restante estará ainda em bom estado de conservação!
o meu é azul, uso amaciante e seco sempre na sombra
Murilo Cilli osssssssssssss
Isso é verdade, boa dica.
Secar no sol deixa o kimono duro e estoura as fibras do traçado muito facilmente, seque sempre na somba, enxague duplo, e use sempre amaciante, no último ciclo de molho, há 10 anos faço dessa forma, meus kimonos sempre duraram além da média.
Aqui na gringa tem um produto chamado "Oxi Clean". Não sei se tem ai no Brasil, mas eh bacana! lavo sempre meus quimonos com ele pra tirar o cheiro e o encardido!
Boas Dicas !!! 😉
Essas dicas são para Marcelão Everton Lucena. lembra de mais alguém?
so ele mesmo Ronnyeri Batista…kkkkkkk
so ele mesmo Ronnyeri Batista…kkkkkkk
Fica ai uma dica legal, antes de se lavar o Kimono primeiro eu deixo ele num lugar arejado a sombra, bem aberto pra evaporar o suor, evito deixa ele enrolado com suor.
Porra, toalhinha no treino é FODA rs. Com todo respeito, mas parar o treino toda hora pra enxugar o suor na toalhinha que vc vai ter que pegar ou pedir ao amigo, vai ser dose rs.
Aqui no Brasil tem um muito bom, LysoForm, frasco cor laranja…
Muito bom é bactericida e fungicida! E tem também em spray, para usar quando retiramos do varal ou 20 min. antes do treino (mas com o kimono limpo, bem lavado). Senão não dá!!!
Ouvi dizer que para Kimonos Brancos, o Bicarbonato age como um Alvejante e amaciante Natural, mas ainda não fiz o teste pois meu Kimono é azul. rsrsrs
Fabio Nakamura Esse Lysoform Deixa manchas ?
Por isso o meu está ferrado nas mangas, obg pela dica!
Pode lavar na maquina?
Houve um dia que lavei meu kimono somente ao avesso. Aparentemente estava limpo. Resultado: a lapela (gola) dele estava fedendo. Portanto, lavem seus quimonos dos dois lados porque na técnica de ne waza ou no rola (do jeito que quiserem falar) o suor do companheiro de treino sempre gruda no kimono.
https://www.youtube.com/watch?v=PN7VmGso_l0
Dica legal… achei no Pao de Açúcar… =)
Amei seu blog rsrs já estou seguindo 🙂