10 momentos que marcaram o Europeu de Jiu-Jitsu, evento que começa nesta quinta

Share it

O Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu começa nesta quinta-feira, 23 de janeiro, e se estende até domingo. Para festejar o evento em Portugal, selecionamos dez momentos inesquecíveis do campeonato da IBJJF que abre a temporada internacional do esporte. Viajemos no tempo.

1. Lagarto no topo

Lucio Lagarto pegou no batente pra ter a honra de se tornar o primeiro campeão europeu absoluto faixa-preta, em 2004. O evento estreou em Lisboa, no mesmo ginásio do Casal Vistoso de hoje em dia, mas com apenas 300 inscritos.

Lucio Lagarto, campeão absoluto em 2004. Foto: GRACIEMAG

Lucio Lagarto, campeão absoluto em 2004. Foto: GRACIEMAG

2. Roger Gracie x Jacaré

Em 2005, Roger Gracie e Ronaldo Jacaré se encontraram em Almada, no único ano até hoje em que o evento saiu de Lisboa, apenas seis meses após a mais famosa luta de Jiu-Jitsu de todos os tempos, no Mundial de 2004. Roger admitiu que estava em Almada só para enfrentar Jacaré. O resultado final foi uma vitória de Roger por 2 a 0, com uma inversão.

3. O rei magrinho

O peso-pena Mario Reis foi o nome de 2006. Ele permanece o mais leve lutador a vencer o absoluto da preta. Ele venceu o pesadíssimo Victor Costa na final do aberto.

Mario Reis, campeão absoluto em 2006

Mario Reis, campeão absoluto em 2006

4. Carcará vence Xande

Bráulio Estima ganhou o primeiro de seus dois títulos absolutos em 2007. O astro da GB vingou seu time contra Xande Ribeiro, que havia derrotado Roger Gracie no Mundial de 2006, seis meses antes.

Braulio-em-acao-na-final-do-Mundial-de-Jiu-Jitsu-2009-Foto-por-Regis-Chen

5. Souza e a montanha

Alexandre Souza ensinou uma lição importante em 2008. O campeão absoluto faixa-preta derrotou o peso pesadíssimo Luiz Big Mac, muito mais pesado que ele, e declarou: “Você não luta contra uma montanha; você a escala”.

Alexandre Souza venceu Big Mac na final do absoluto.

Alexandre Souza venceu Big Mac na final do absoluto.

6. O bi absoluto de Bráulio

Em 2009, Bráulio Estima e Alexandre Souza concorreram à honra de se tornar o primeiro atleta com dois ouros no aberto da preta. Estima saiu vitorioso depois de luta bem dura. Seu recorde permanece intacto.

http://www.youtube.com/watch?v=hrXeETOr6DQ

7. Guto Campos se arrisca e vence

Mais um magrinho a roubar a cena no aberto da preta foi Guto Campos, em 2010. Ele encarou Rodrigo Cavaca na final e, apesar da diferença de peso (médio contra pesadíssimo), pegou o inimigo no triângulo. Também em 2010, o Europeu foi palco do retorno de Fabio Gurgel à divisão de adultos. O general lutou e levou a categoria dos pesados.

8. Serginho no trono

Hoje astro do UFC, Sergio Moraes já tinha encontrado a glória em Lisboa. Em 2011, Serginho perdeu a final do meio-pesado para Bráulio, mas retornou implacável para o absoluto, arrematando a campanha com vitória sobre Claudio Calasans Jr.

9. Rodolfo Vieira no embalo

Em janeiro de 2012, Rodolfo Vieira foi o homem da vez no Jiu-Jitsu, tendo dominado a temporada anterior. Ele consolidou seu reino em Portugal com dois ouros.

10. Tererê rouba a cena

O ano passado foi atípico. O absoluto preta não teve final, pois Bernardo Faria e Léo Nogueira fecharam a categoria. O arrebatamento foi deixado, então, para a final da faixa-marrom, em que Keenan Cornelius superou Paulo Miyao com um ezequiel no último minuto. Ademais, o Europeu 2013 foi cenário de um dos momentos mais emocionantes da história do Jiu-Jitsu. A plateia se levantou quando Alan Nascimento devolveu a Fernando Tererê sua antiga faixa-preta. A mesma faixa que Tererê lhe vendera, anos atrás, para comprar drogas, e que Nascimento prometera devolver quando Tererê saísse da situação difícil e voltasse a competir.

Quem vai roubar a cena em 2014, amigo leitor? Comente com a gente.

Ler matéria completa Read more