Sem luvas, sem regras, sem limite: relembre o UFC 1, que festeja 20 anos hoje

Share it
Art-Jimmerson

Royce contra o boxeador Jimmerson, em 1993. Foto: Arquivo GRACIEMAG

Plataforma de lançamento de muitos craques do Jiu-Jitsu, o UFC está celebrando 20 anos de existência hoje.

Foi no dia 12 de novembro, uma sexta-feira, em Denver, Colorado, que dez homens toparam encarar o desconhecido e entraram num palco de formato inusitado.

Um octógono cercado de grades foi a jaula preparada para oito lutas naquela noite, contando a luta reserva. O prêmio foi de 50 mil dólares, o que hoje é pago apenas como bônus.

Os pioneiros eram: Gerard Gordeau, Teila Tuli, Kevin Rosier, Zane Frazier, Royce Gracie, Art Jimmerson, Ken Shamrock, Patrick Smith, Jason DeLucia (reserva), Trent Jenkins (reserva).

Os lutadores não vestiram luvas, com exceção de Art Jimmerson, que usou uma apenas, em sua mão esquerda, naquela quarta de final contra Royce Gracie.

O pôster lembrava que não havia regras, mas dedo no olho e mordidas foram proibidos desde o primeiro evento. As lutas realmente não tinham limite de tempo.

Que bom que tudo acabou bem rápido, arrebatando milhares de fãs, e não apenas os 2.800 espectadores presentes na McNichols Sports Arena.

UFC 1 bracket

As chaves do UFC 1.

Royce foi vitorioso e defendeu o ponto de vista que seu irmão Rorion, co-inventor do Ultimate Fighting Championship, procurava provar: que o Jiu-Jitsu é o método mais eficiente de combate existente.

Royce primeiro estrangulou o pugilista Jimmerson, finalizou Shamrock e depois deu outro mata-leão no especialista em savate Gerard Gordeau.

Depois vieram os Fertitta, Dana White e o show tornou-se a companhia milionária de hoje em dia.

Relembre como as coisas eram, há 20 anos.

Royce Gracie vs Gerard Gordeau from Diesel Strongboy on Vimeo.

Aqui, você assiste ao show completo, se tiver tempo:

UFC 1- The Beginning (1993) from Alexandre G on Vimeo.

Ler matéria completa Read more