Dossiê Berimbolo: Musumeci e Caio Terra ensinam ataque, defesa e contra-ataque

Share it

Caio e Mikey estudam o berimbolo antes de gravar para GRACIEMAG. Foto: Carlos Arthur Jr.

Para falar sobre uma das posições mais controversas da atualidade, GRACIEMAG escalou dois especialistas no assunto. Caio Terra, bicampeão mundial, reconhecido tanto como competidor quanto como técnico de grandes craques, e Mikey Musumeci, primeiro americano bicampeão mundial na faixa-preta e um amante da posição em questão. Nós estamos falando do polêmico berimbolo.

Visto em todos os campeonatos tempos atrás, da faixa-branca até a faixa-preta, o movimento de rolar e pegar as costas a partir da guarda de la riva se tornou figurinha difícil nos torneios, principalmente em alto nível. Muitas defesas, contra-ataques e opções para inutilizar o golpe surgiram na evolução do esporte, e nomes famosos como Keennan Cornelius disseram que a posição estava com os dias contados.

Para Mikey e Caio, porém, a posição segue bem efetiva, com os ajustes corretos e confiança na movimentação. Vale ressaltar que muitas posições básicas, que são estudadas e treinadas incessantemente desde o início no Jiu-Jitsu, podem ser funcionais em qualquer situação, desde que sejam executadas de forma perfeita. Então, por que não aprimorar o berimbolo?

Foi por isso que a equipe de GRACIEMAG procurou Caio e Mikye, e após uma extensa conversa à beira da praia de Copacabana, resolveu gravar três posições no tema: um ataque justo com o berimbolo para as costas, uma defesa deste ataque, e um contra-ataque para avançar contra o adversário que defende o berimbolo.

Confira no vídeo abaixo o dossiê completo, com detalhes de pegadas e movimentações, e melhore hoje o seu berimbolo (ou se defenda melhor dele, se for o caso). Oss!

Ler matéria completa Read more

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.