Retrospectiva: 10 momentos que marcaram o ano de 2013 no Jiu-Jitsu

Share it
Paulo Miyao e Keenan Cornelius, ainda como marrons: protagonistas de cenas marcantes no Jiu-Jitsu esportivo em 2013. Foto: Dan Rod

Paulo Miyao e Keenan Cornelius, ainda como faixas-marrons: protagonistas de cenas marcantes no Jiu-Jitsu esportivo em 2013. Foto: Erin Herle

1. Tererê e Finfou roubam a cena no Europeu de Jiu-Jitsu

O campeão absoluto do Europeu 2013 em Lisboa foi Léo Nogueira, mas a melhor cena do torneio de janeiro da IBJJF foi uma luta que não aconteceu. O faixa-preta Alan Finfou (Checkmat) não ligou para a sede de títulos, ele que não abocanhava uma medalha importante desde 2009. Na semifinal dos médios, ao ver diante de si seu velho companheiro do morro do Cantagalo, um de seus primeiros incentivadores no Jiu-Jitsu, Alan cedeu a passagem à final, desamarrou sua faixa e entregou ao ídolo. “Eu disse ao Tererê que no dia em que ele largasse de vez as drogas e voltasse a lutar eu devolveria essa faixa-preta, que ele me vendeu antes de se internar, numa fase complicada. Ele sempre foi meu ídolo, e quem mais acreditava em mim antes de todo mundo”, emocionou-se Finfou.

 2. A batalha entre Buchecha e André Galvão no Pan 2013

O Pan na Califa, em março, foi sensacional, com diversos duelos memoráveis e com direito a uma final de absoluto faixa-preta de tirar o fôlego, entre Marcus Buchecha e André Galvão. Relembre como foi a batalha entre os dois astros, vencida por Buchecha pelo placar de 4 a 2.

3. Paulo Miyao, choque, polêmica e consagração

Em abril, o WPJJC 2013 em Abu Dhabi trouxe pelejas épicas, como a final do absoluto entre Buchecha e Rodolfo Vieira. Mais uma vez, no entanto, uma luta na faixa-marrom roubou a cena. E olha que a luta nem terminou. Paulo Miyao e Keenan Cornelius disputavam o absoluto marrom no torneio profissional de Abu Dhabi, quando o árbitro Luciano Mendes parou a luta e decretou a desclassificação de ambos, algo raro. ““Ambos os finalistas estavam passivos e não buscavam pontos nem finalizações. Com isso, sou obrigado pela regra, a cada 20 segundos de passividade, a puni-los”, comentou Luciano. “Somente cumpri o que estava escrito na regra”. O resultado inusitado não esmoreceu o peso-pluma Paulo, de parcos 65kg e uma audácia de gigante, que após um Mundial impecável foi à forra e venceu a final do absoluto marrom, contra o mesmo Keenan, por uma singela vantagem, após 4 a 4 no placar. Com o sonho alcançado, o valente Miyao se desmanchou em lágrimas.

4. O bicampeonato mundial absoluto de Buchecha

Após nova colisão com o velho amigo e rival Rodolfo Vieira, Buchecha fez uma de suas melhores atuações no Jiu-Jitsu até hoje. O resultado foi 9 a 0, numa aula magistral de Jiu-Jitsu. De quebra, o jovem faixa-preta ainda teve o prazer de fechar o pesadíssimo com seu professor, Rodrigo Cavaca. Em 2014, Buchecha pode se tornar o segundo tri absoluto em Mundiais, feito só atingido no masculino por Roger Gracie.

5. O tri absoluto de Gabi no Mundial

Com uma pressão insuperável e sem dar espaços à rival Bia Mesquita, a estrela da Alliance Gabrielle Garcia entrou de vez para o panteão do Jiu-Jitsu feminino no Mundial 2013, com suas três medalhas de ouro no absoluto (2011, 2012 e 2013).

6. Mais um capítulo de Cobrinha x Rafael Mendes

No Pan, os caçadores de ouro Rafael Mendes e Rubens Cobrinha fizeram um duelo épico, um empate em 2 a 2 decidido pelos juízes em favor de Rafa. O troco seria dado no ADCC em Pequim, após uma guerra de fazer os espectadores se levantarem das poltronas na China durante 40 minutos, após sucessivas prorrogações. Vitorioso, Cobrinha propôs uma luta sem tempo entre ambos, até a finalização. Será que a batalha épica sai, em 2014?

http://www.youtube.com/watch?v=m2B0PYCkR9s

7. Roberto Cyborg absoluto no ADCC 2013

Era um desafio mais complicado do que pegar jacaré a unha no Pantanal, mas o faixa-preta Roberto Abreu “Cyborg” está acostumado. Em outubro, na final do absoluto do ADCC, o professor da Fight Sports quedou e botou pressão em Buchecha, goleou por 9 a 0 e ficou com o troféu maior do torneio criado por xeque Tahnoon bin Zayed. Entrou, assim, para a galeria de reis do absoluto que contava com os lendários Zé Mario Sperry, Roberto Traven, Mark Kerr, Ricardo Arona, Dean Lister, Roger Gracie, Robert Drysdale, Bráulio Estima e André Galvão. Em 2015, Cyborg e André Galvão promete esquentar o ADCC em Manaus, imaginou?

8. Ano insano no UFC: a derrota de Roger, a paradinha de GSP e a queda de Anderson

No carrossel de adrenalina do UFC, os fãs de Jiu-Jitsu ligados no octagon lamentaram a derrota de Roger Gracie em sua única chance no evento (julho), viram com surpresa o pedido de folga do campeão GSP (dezembro) e, como se não bastasse, viram o ícone Anderson Silva apagado na lona, obra de um soco surpreendente do jovem faixa-marrom Chris Weidman (julho), entre outras lutas de MMA memoráveis.

9. A consolidação da Jiu-Jitsu Expo

No segundo ano da grandiosa feira internacional, a Jiu-Jitsu Expo, realizada por Renzo Gracie em novembro, em Long Beach, na Califórnia, se firmou ao reunir os maiores nomes do Jiu-Jitsu, inúmeros membros da família, as principais marcas ligadas ao esporte e, para coroar, lutas excelentes. Por exemplo, o confere entre o bicampeão mundial Leandro Lo e o astro do UFC Jake Shields. Golaço do “cartola” Renzo.

 10. GRACIEMAG chegou à edição número 200, com 450 mil incentivadores no Facebook

Nùmeros são muitas vezes apenas números, mas com a força de leitores como vocês, a expectativa é de muito mais vitorias e conquistas em 2014. Tanto por parte de nossa equipe como por parte dos grandes astros do Jiu-Jitsu.

E para você, sagaz leitor, qual foi o 11º maior momento do Jiu-Jitsu em 2013? As conquistas de Augusto Tanquinho, Kron Gracie, Caio Terra, Michelle Nicolini? Ajude-nos a completar os lances mais marcantes do ano!

Ler matéria completa Read more
There are 17 comments for this article
  1. Romero Jacare Cavalcanti at 9:17 pm

    E que tal comentar sobre a equipe Alliance ganhadora de todos os principais campeonatos do ano da IBJJF alem do oitavo titulo mundial batendo TODOS os recordes, nao merece uma capa da revista ou ser mencionado?????? hello ja ta mais que na hora amigos da Gracie Mag.

  2. Russo Mauricio at 2:17 am

    Muito feliz em participar dos momentos de Número 2 e número 5, parabéns a toda Equipe da Graciemag e que vcs continuem sempre assim "IMPECÁVEIS", deixando o leitor sempre informados e da melhor forma !!! Tenham um ano de 2014 cheio de matérias excelentes !!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.