
Royce contra o boxeador Jimmerson, em 1993. Foto: Arquivo GRACIEMAG
Plataforma de lançamento de muitos craques do Jiu-Jitsu, o UFC está celebrando 20 anos de existência hoje.
Foi no dia 12 de novembro, uma sexta-feira, em Denver, Colorado, que dez homens toparam encarar o desconhecido e entraram num palco de formato inusitado.
Um octógono cercado de grades foi a jaula preparada para oito lutas naquela noite, contando a luta reserva. O prêmio foi de 50 mil dólares, o que hoje é pago apenas como bônus.
Os pioneiros eram: Gerard Gordeau, Teila Tuli, Kevin Rosier, Zane Frazier, Royce Gracie, Art Jimmerson, Ken Shamrock, Patrick Smith, Jason DeLucia (reserva), Trent Jenkins (reserva).
Os lutadores não vestiram luvas, com exceção de Art Jimmerson, que usou uma apenas, em sua mão esquerda, naquela quarta de final contra Royce Gracie.
O pôster lembrava que não havia regras, mas dedo no olho e mordidas foram proibidos desde o primeiro evento. As lutas realmente não tinham limite de tempo.
Que bom que tudo acabou bem rápido, arrebatando milhares de fãs, e não apenas os 2.800 espectadores presentes na McNichols Sports Arena.

As chaves do UFC 1.
Royce foi vitorioso e defendeu o ponto de vista que seu irmão Rorion, co-inventor do Ultimate Fighting Championship, procurava provar: que o Jiu-Jitsu é o método mais eficiente de combate existente.
Royce primeiro estrangulou o pugilista Jimmerson, finalizou Shamrock e depois deu outro mata-leão no especialista em savate Gerard Gordeau.
Depois vieram os Fertitta, Dana White e o show tornou-se a companhia milionária de hoje em dia.
Relembre como as coisas eram, há 20 anos.
Royce Gracie vs Gerard Gordeau from Diesel Strongboy on Vimeo.
Aqui, você assiste ao show completo, se tiver tempo:
UFC 1- The Beginning (1993) from Alexandre G on Vimeo.
Grande Royce Ossssssss
The Great Royce !!!
Época memorável! Hoje um simples knockdown o Juiz já encerra o combate, como na derrota do Antonio Silva para o Eric Pelé em 2006, ou ate mesmo no embate do Vitor com o Henderson, desvalorizando a toda uma preparação e estragando todo o show!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vc realmente acha que dpois daquela bicuda o henderson ainda ia luta?? kkkkkkk ta sabendo legal
só faltou a legenda pra esse vídeo ficar perfeito
Um simples nocalte kkkkkk Toma um e vê se vc tem condição de lutar depois
Lendários ! Sensacional !
O Henderson iria ganhar aquele combate, foi um descuido, golpe de sorte! Quem acompanha o esporte sabe o nível alcançado pelos atletas, evidente na antológica luta entre o Minotauro e Bob Sapp, que se em algum momento o Árbitro tivesse interrompido o combate, teria cometido um gravíssimo erro, que hoje se tornou cotidiano no Esporte de alto rendimento! Além do mais, não gosto do Belfort, caso aquela zebra não tivesse ocorrido, não teria suportado o 2° round.
O Henderson iria ganhar aquele combate, foi um descuido, golpe de sorte! Quem acompanha o esporte sabe o nível alcançado pelos atletas, evidente na antológica luta do Minotauro vs Bob Sapp, que se em algum momento tivesse sido interrompido o combate, teria cometido um gravíssimo erro, que hoje se tornou cotidiano no Esporte de alto rendimento! Além do mais, não gosto do Belfort, caso aquela zebra não tivesse ocorrido no 1° round, não teria ocorrido em round nenhum.
O Henderson iria ganhar aquele combate, foi um descuido, golpe de sorte! Quem acompanha o esporte sabe o nível alcançado pelos atletas, evidente na antológica luta do Minotauro vs Bob Sapp, que se em algum momento tivesse sido interrompido o combate, teria cometido um gravíssimo erro, que hoje se tornou cotidiano no Esporte de alto rendimento! Além do mais, não gosto do histórico (como pessoa) do Belfort, caso aquela zebra não tivesse ocorrido no 1° round, não teria ocorrido em round nenhum.
esse eu lembro, ali sim era ufc de verdade Thiago Campos, na época assisti várias vezes as fitas dos primeiros ufc e dava gosto de ver a técnica de Royce gracie. Lembro de uma luta dele com Ken Shamrock que Royce quebrou o braço de Ken e mesmo assim ele continuou na luta até o fim… grandes lutas aquelas.
Thiago Campos, pode ter sido um golpe de sorte, mas oq veio depois foi beem certeiro… Sorte ou não, oq se viu só teria sido mais do mesmo caso não houvesse a intervenção do juiz! Coisas da luta tb!! Oss
Naasson Nóbrega Grande Naasson! Sem duvidas… Naquelas lutas não havia contestação, Royce Gracie verdadeiramente campeão.
me orgulho dessa família.
muito bom. Lutou pela honra do jiu jitsu e mostrou o poder da arte suave
Marcelo Oliveira Bertoldo kkkkkkk, talvez amigo, muito interessante o seu comentário, mas tenho a necessidade de fazer algumas considerações! Ha uns dez anos o Minota chegou a "desmaiar" varias vezes durante a batalha que travou com o monstro Sapp, o nível no Esporte de alto rendimento é assombroso, infelizmente atualmente predomina-se apenas o fator do monopólio ou lucro financeiro, cadê o show? KD a BENÇÃO do SHOW? Nas declarações do Renzo Gracie após a derrota sofrida para Sakuraba, o mesmo assumiu que a sua equipe estava preparada a colocar o seu braço no lugar para possibilitar o TERMINO DO COMBATE! Só acaba quando acaba!!!
Sem regras ? parem de mentir , claro que tinha regra por exemplo não poderias enfiar dedos nós olhos bater nos testículos , coluna cotovelada na nuca etc