A IBJJF fez uma série de alterações nas regras do Jiu-jitsu para 2013. As novidades já valem para o Campeonato Europeu, que acontece de 24 a 27 de janeiro, em Lisboa, Portugal.
O livro de regras atualizado será lançado na mesma semana do Europeu, no fim deste mês.
As principais alterações são as seguintes:
Pontuação das quedas:
A partir de 2013, o árbitro apenas concederá os dois pontos referentes ao movimento da queda após o atleta que o executou estabilizar o adversário no solo por 3 (três) segundos.
Classificação de faltas:
Acaba a categoria “falta leve” e todas as situações de luta que estavam classificadas como faltas leves passam a ser faltas graves.
Marcação de penalidades no placar:
Todas as punições assinaladas pelo árbitro serão marcadas no placar. Acaba o conceito de punição gestual. A partir de 2013, o contador de punições passa a ir até o número 3 (três), sendo a quarta punição a que ocasionará a desclassificação do atleta.
Adição de nova falta gravíssima:
A situação em que o atleta coloca intencionalmente o adversário em posição passível de desqualificação (golpe ilegal) passa a ser considerada falta gravíssima.
Adição de nova falta grave:
A situação em que o atleta coloca sem intenção o adversário em posição passível de punição (golpe ilegal) passa a ser considerada falta grave.
Procedimento dos árbitros:
Em situações em que NÃO haja golpe de finalização encaixado, o árbitro interromperá a luta quando o atleta colocar o adversário em uma posição que seja passível de punição (golpe ilegal), retornando os dois atletas para uma posição regular.
Em situações em que haja golpe de finalização encaixado, o árbitro não interromperá a luta quando o atleta sob ataque colocar o adversário em uma posição que seja passível de punição (golpe ilegal).
Em lutas com 3 (três) árbitros, o procedimento de desclassificação de um atleta não acarretará interrupção da luta até que pelo menos dois dos três árbitros concordem com a decisão.
Restrição de inscrição para atletas com experiência comprovada em outras formas de luta:
A partir de 2013, atletas com experiência comprovada em Wrestling (Luta Olímpica) em nível universitário nos EUA e com carreira profissional no MMA não poderão se inscrever para competir na faixa-branca.
Irão punir e desencorajar ainda mais as projecções? Óptimo, lá vaio butt scooting reinar para sempre e a luta ficar ainda mais deslocada da realidade e das suas origens.
achei desnecessário a regra da queda de estabiliza 3 segundos, se o cara cair de costa ou de lado tinha que ser 2 pontos…deveria aumentar punições para os amarrões nao voltar mais a ganhar oss!!!!
Muito boas mudanças. To de acordo….
queda no jiujitsu se resume, em desequilibrar o adversário e coloca-lo para baixo, agora ter que estabilizar os tres segundo para ganhar os pontos acho injusto.
Acho justo, só é queda se estabilizar bem. De outra forma se concretiza apenas a vantagem
faixa branca pra quem tinha outras artes é foda né
A marcação das penalidades no placar ficou excelente e bem definida, o que pode fazer com que acabe o jogo de que marca ponte e fica amarrando a luta, no que se caracteriza uma atitude de fuga da luta, atitude anti esportiva. Enquanto a questão dos 2 pontos da queda valer apenas com a estabilização dos 3 segundos desavantaja que é passador e passa dar vantagem para que é "guardeiro", nenhum "guardeiro" precisa mais que 3 segundos pra inverter a situação e colocar o adversário na guarda. A luta se faz no solo é óbvio, essa é a verdadeira essência do jiu-jitsu, mas não podemos esquecer que a luta começa em pé e não podemos desprezar ou desavantajar isso. Oss!
Essa estabilização depois da queda, apenas terá que manter o adversário por baixo, fazendo guarda ou não… ou seja, não deixa-lo voltar para cima, fazê-lo assumir a condição de estar jogando por baixo!
o gestual de punição para as faltas leves, que vieram nas mudanças de 2012, complicavam um pouco a vida do árbitro,e a compreensão por parte dos expectadores, pois o atleta poderia cometer as 11 faltas e não ser punido, caso não repetisse as mesma. Cabia ao árbitro memorizar as faltas para não punir injustamente… acho que essa mudança ajudou a simplificar, para árbitro e para quem está a assistir ao evento, pois, era estranho fazer várias vzs o gesto de punição e não aparecer nenhuma no placar!
deveria eliminar as chaves de pé e joelho..isso não é jiu jitsu é apelação da luta livre….
Amigão, discordo da sua opinião, chaves de pé e joelho fazem parte do jogo. Referente a mudança referente a queda foi otimo…oss
FABIO tenho que concordar com o Tiago chave de pé e de joelho é JIU JIUTSU e sempre sera existem regras que são burras mais neste caso em que se refere as posições acima referida eu diria que é muita técnica de quem consegue aplicar tal finalização assim como qualquer outra jiu jitsu é a arte de criar e evoluir portanto se vc tem deficiência em determinada posição treine as defesas e melhore seu ataque um abraço.
Estabilizar a queda por um lado acaba sendo vantajoso, acaba aquele truque de quando chamamos para guarda o adversario mata a calça e ganha os 2 pontos…… e lembrando que chaves de pé e joelho são tecnicas e não apelações…. O jiu jitsu é apaixonante pelo simples fato de todos os praticantes desenvolver a sua propria tatica de jogo, adaptar as posições e usar a inteligencia……. Oss
POw eu acho bom isso de queda ter q estabilizar 3 segundos mas tinha q da uma vantagem pra qm derruba e n mantem o adiversario durante 3 segundos
Ridiculo!!!
Faz os Professores ficarem ainda mais preguiçosos.
Porque não mudam também o inicio de luta, ao invés de começar em pé ir direto para o chão ou será que perceberam que nos ultimos tempos o numero de JUDOCAS que estão passando o "rodo" no Jiu aumentaram?!
Concordo plenamente com vc Julio, creio que perceberam agora que o número de judocas aumentou e como justamente vc disse estão "passando o rodo" na galera do jiu e dai surge uma pergunta. Pq isso acontece? Creio que seja pela negligencia em uma trabalho da luta em pé, da mesma forma que ocorre no judo onde negligenciam a luta no solo e muitos judocas vem buscar isso no jiu. O que não pode é deixar essa forma intolerante de negligenciar o verdadeiro jiu-jitsu. Afinal de contas a luta se inicia em pé. Abração!
Descordo!!! Por que como muitas outras artes marciais, o atleta e que faz o esporte que pratica seja ele qual for, si vc viu judocas passando carro em jiujiteiros, eu já vi jiujiteiros passando carro em judocas… a questão e a dedicação de cada um, e como usam seu esporte. Sem contar que com tantas mudanças o jiu nunk si tornará um esporte olímpico.
Quero adquirir um livro desse como faço?
Ano passado ele ficou disponível para download no site da federação.
Não olhei lá ainda mas provavelmente, a versão 2013 estará lá também.
Mestre, tá aqui o link pra baixar o livro de regras, não achei em português, mas acho que não será problema. http://www.ibjjf.org/docs/rulesibjjf1stedition.pdf
Elielton, acesse o site http://www.cbjj.com.br e faca download do livro, em breve teremos o curso de arbitragem da CBJJ aqui na Bahia
O QUE SIGNIFICA QUEDA OU PROJEÇÃO ? PARA O JIU JITSU SIGNIFICA DESEQUILIBRAR O ADVERSARIO DE MODO QUE ELE SE JA LEVADO AO CHÃO CAINDO DE LADO OU COSTA SENDO ASSIM SE DIFERENCIAVA DA RESPAGEM QUE TINHA QUE ESTABILIZAR OS 3 SEG, AGORA NÃO TEM MAIS DIFERENÇA SENDO TUDO A MESMA COISA AGORA DEVERIA PELO MENOS MANTER O ADVERSARIO AO CHÃO DE QUALQUER MODO POIS LEVAR UM ADVERSARIO DE QUEDA JA NÃO É MOLE E TER QUE ESTABILIZAR 3 SEG AGORA QUE SO VAI TER BOMBADO CAMPEÃO DO ABSOLUTO COMO JA TEMOS NA ATUALIDADE, PRA MIM NOVIDADE SERIA EXAME ANTI DOPING AI QUERIA VER.
Verdade, mas o anti doping, não veremos , nem nossos netos provavelmente verão =(
Toda mudança tem como finalidade corrigir erros em sua regra anterior mais no caso da queda é discutível o que é uma queda o adversário é projetado perna pro ar faz um belo voo cai chapado com as costa no chão não reverte em nenhum contra golpe para poder justificar a não marcação de pontos e olha que este caso em que estou falando se encaixa poucas posições mais se levanta e da seguimento a luta no judô seria IPON no jiu jitsu eu deixo os entendidos decidirem pois eu já não estou entendendo mais nada no restante acho que seram bem vindas.
Concordo com os 3 segundos para os pontos da queda , mas gostaria que fosse dada a vantagem no caso da queda perfeita mas sem os 3 segundos de estabilização
concordo mestre!!
creio que os 3 segundos na queda, ajudam quem é guardeiro, mas a marcação da vantagem seria justo.
Concordo com Ursula Bitta Lima… mais vejo que com tantas mudanças… e mais mudanças nas regras!!! Não chegaremos muito longe com o nosso jiu-jitsu. Não vejo nenhuma necessidade de estar sempre mudando alguma coisa no jiu-jitsu, ele e considerado perfeito, pelo que ele é. Pra que mudar?¡ mais agora e lidar e com as mudanças e mais mudanças que pelo visto sempre vai acontecer.
ESSAS MUDANÇAS IRÃO MELHORAR MUITO PARA OS ATLETAS E O PUBLICO PRESENTE, ASSIM DEIXANDO UMA MAIOR TRANSPARECIA NO RESULTADO DA LUTA!
UM ABRAÇO A TODOS>>>>>>
OSSSUU
Essas novas regras trazem como tudo o que é novo muita dúvida e discução.
Quedas sendo obrigado estabilizar é meio que estranho. Vc derrubar jé é difícil agora ter que manter o cara estabilizado vai ser difícil de fazer se tratando de um seoi, tomoe nage e outras quedas que deixam o adversário um pouco distante de vc quando arremessado.
Queda é queda e pronto na minha visão.
Atletas com experiência comprovada e Wrestling é boa essa mudança só faltou incluir nessa mudança os atletas de Judô (faixa marrons em diante), atletas de luta livre, sambô, e outras lutas de combate agarrado. É muito injusto uma pessoa que inicio no jiu-jitsu como faixa branca lutar com esses profissionais de outras lutas. Eu vi no Campeonato Europeu de 2011 um atleta 4 Dan de judô e vice-campeão Olímpico pela Itália lutando de faixa branca.
As faltas; acho que deveriam simplificar ainda mais.
As outras mudanças são boas
Li algumas colocações dos companheiros abaixo e concordo que as mudanças são para a melhora do nosso esporte; mas pensemos, realmente se iniciamos uma projeção (queda) buscamos uma melhor colocação por cima, para um melhor domínio, e consequentemente um bom ataque. Desta forma, buscamos sempre a imobilização. Más realmente concordo com aqueles que preferem manter os pontos apenas ao aplicar a queda, pois quando a mesma não acontece ou melhor, acontece parcial, já é dado a vantagem. Penso que deixemos as imobilizações para o Judô, e deixemos o Jiu com seu dinamismo natural. (nada contra o Judô, pois adoro iniciar lutas com quedas). de qualquer forma, almenos seria conveniente dar a vantagem se a queda acontecer e a imobilização não.
PRECISO SABER SE DER A QUEDA E Ñ ESTABILIZAR SERA VANTAGEM?
Só tenho um mês de Jiu-Jitsu , não entendi quase nada .
estabilizar queda? po sacanagem com os leves
verdade !!!! o negocio deve ser facilitar o trampo dos juizes pois eles voam no chão, etc dai vão ganhar só vantagem
pq nao começa logo a luta de joelho? estabilizar a queda? ta de sacanagem.
Quero ver exame anti doping …
kkkk cara, não seus netos verão teste de doping no BJJ =p infelizmente os lideres não dão a minima. Como já disseram- Lance Armstrong para lutar JJ!!
Então atletas graduados de judô poderão ingressar como faixa branca em campeonatos? Eles não seriam como os atletas de Wrestling?
so axo k as regras nao podem ser muddas todos os anos ai complica os atletas
nem tem que ser mudadas…. talvez acrecentadas!!!
A questao de estabilizar os 3 seg e porque tem muito judoca competindo e levando os 2 pontos na boa. Sou judoca de Raiz mas sempre adminrei o jiu jitsu por sua versalidade dentro do dojo.Mas regras são regras e bom para os que vivem na mesmisse de treinar só jiu jitsu em vez de buscar o judô pra complemer sua arte e versa.
Assim quero ver ficar enrolando a luta só com quedas!
Realmente ter que estabilizar depois de uma queda é uma regra na contra-mão!
penso que deveriam até aumentar os pontos de uma queda se ela fosse perfeitamente aplicada, com o adversário caindo de costas!
E não o ter que estabilizar ainda 3 segundos…vai ser difícil ganhar 2 pontos de queda daqui para frente!
e se vc derrubar e cair na guarda fechada ou meia, naum valera os pontos da queda?
Cara se tu derrubar e manter o cara no chao seja na guarda ou na meia,mas o cara por baixo isso é estabilização
Sacanagem essa de estabilizar as quedas, só pra ferrar com os levinhos. Não curti.
Show de bola ossss
Jessica Fernandes Souza 2
Jessica Fernandes Souza 2
2
João Daniel Tem q começar do ZERO mesmo !
2
Eu acho que o Jiu-Jitsu tem que mudar muito ainda para se tornar um esporte de elite. Concordo com o Fábio plenamente, do que adianta mudar a regra se não existe um anti doping confiável? Temos que nos esperar em esportes que se desenvolveram e se tornaram muito mais objetivos. Por exemplo o judô e o Wrestrling, são esportes lindos que o objetivo é claro e quando há amarração são punidos imediatamente. Eu queria ver mudanças que fazem o esporte evoluir e não essas mudanças para favorecerem os mais fortes. Quer ver o Jiu-Jitsu evoluir e se tornar um esporte olímpico, é só padronizar o tempo de luta entre todas as faixas. E estabelecer uma pontuação que quando serja alcançada seja como uma finalização. Jiu-Jitsu de quimono é uma pratica totalmente esportiva então porque não mudar pra melhorar com objetividade.
"…A partir de 2013, atletas com experiência comprovada em Wrestling (Luta Olímpica) em nível universitário nos EUA e com carreira profissional no MMA não poderão se inscrever para competir na faixa-branca." Ao meu ver seria mais interessante então, aprimorar os movimentos de Wrestling na faixa branca, do que proibir. isso é RETROCEDER e não avançar.
Bob Lee Exatamente, pow. imagina como seria bom para um faixa branca aprender pelo menos o básico de wrestrling. Isso acrescentaria e deixaria o esporte mais dinâmico.
eu concordo com voce gleison no jiu jitsu tem muito judoca aproveitando dos pontos das quedas e essa mudança eu acho mais que bom porque o juduca ele não vai ganhar esses pontos tão facil assim, eu sou faixa azul jiu jitsu, lutei contra outra faixa azul só que ele era preta no judo e com essa mudança de estabilizar 3 segundos o judoca não vai gannhar esses pontos tão facil