
Luiz Dórea, ao lado do pupilo Junior Cigano. Foto: JuniordosSantos.com.br /Divulgação
Luiz Carlos Dórea, 47 anos, retornou a Salvador, Bahia, com o olhar chateado mas com as ideias bem claras. O ex-campeão de boxe e treinador de Junior Cigano falou ao GRACIEMAG.com sobre a derrota de Junior – o “carro-chefe” de sua academia, como ele diz.
“O Cain não parava de vir para derrubar”, analisou Dórea, relembrando a luta principal no UFC 155, dia 29 de dezembro, em que Cain Velasquez venceu Cigano por decisão unânime após cinco assaltos. “A gente precisava ter punido mais em pé, que é a maneira de inibir as entradas em queda dele”.
Confira, a seguir, a entrevista com o treinador, e o vídeo postado por Cigano para seus fãs.
GRACIEMAG: O que saiu errado, professor?
Era dia de Cain. O Cain foi muito feliz na tática dele, nós sabíamos que o plano dele de luta seria tentar a queda o tempo todo. O Cigano foi bem sucedido no início, conseguiu defender oito, nove entradas do oponente, mas sabemos que a única forma de parar Cain é usando os punhos. Faltou isso então, contragolpear melhor e conectar mais golpes. Mas o Cain não parava, e foi muito bem. A gente precisava ter punido mais o Cain, que é a maneira de inibir a entrada em queda dele.
E aí entrou aquela bomba de direita do Cain….
Aquela direita entrou em cheio, restando um minuto para o fim do primeiro assalto, e mudou o rumo da luta. O golpe foi duro, o Cigano sentiu e o Cain pegou as costas e continuou batendo. Temos de destacar é que o Cigano não se entregou e lutou até o fim com o coração – se os papéis trocassem, com um terço daqueles golpes todos o Cigano já teria nocauteado o Cain. Ele mostrou a garra brasileira e tenho certeza de que esse cinturão volta para ele em breve.
Você acha que o Cigano deveria ter travado mais a luta no chão, com seu Jiu-Jitsu, até para recuperar melhor da pancada de direita?
Certamente ele tinha condições, mas o golpe entrou mesmo. O Cigano tem treinado muito seu jogo de solo, ganhou a faixa-preta no fim do ano e está bem completo, em pé e no solo. Mas ao meu ver não era bom negócio ficar por baixo ali, pelo menos não logo depois que o soco de direita entrou. Então ele respirou e conseguiu se levantar, mas ainda estava se recuperando do baque, e levando muita pressão ali. Em pé ou no chão, a pressão seria a mesma.
Como estão as contusões do Junior?
Cigano não teve nada grave. As cicatrizes no rosto já estão melhorando, o que está machucado mesmo é o coração. Ele treinou bem demais e queria muito voltar com o cinturão. Mas já fez todos os exames necessários e está muito em breve retornando aos treinos. Essa derrota só vai fortalecer o Cigano, podem apostar. Essa cinta vai voltar para o Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=KLxLU8lPsmk
Pena, mas pq será q ele ficou com a quarda baixa a maior parte do tempo?
depois que entrou o primeiro soco do cain, Cigano foi lutando no automático, o poder de um soco daquele ali é devastador, desorienta mentalmente e fisicamente, as pernas ficam bambas, o corpo não responde. horrível.
Esses treinadores são comédia mesmo. É claro que o boxe ofensivo e com boa guarda é o melhor do cigano. Quem falou para jogar recuando não foi o técnico? Assuma o erro tático e pronto.
Pena mesmo pq acho ele bem melhor que o Cain Velasquez. So deve procurar usar mais os chutes tb, nao vejo ele usando chutes e isso e importantissimo no UFC, o Cain faz muito bem isso, chuta embaixo p/ desestabilizar em cima. O Cigano precisa usar mais os pes. Assim sera Ryu e nao Balrog, rs….Enfim, houveram oportunidades de chutes na luta quando o Cain errava a tentativa de queda e caia, se Cigano chutasse nesses momento, o Cain teria problemas e talvez nao tentasse tanta queda. As tentativas de queda feitas pelo Cain chegaram a ser desesperadoras e feias… O Cigano o vencera da proxima vez, nao tenho duvida….
O QUE FALTOU FOI O CIGANO LUTAR…SO ISSO…O CARA GANHOU A FAIXA PRETA DE JIU E NAO FEZ NADA QUANDO CARA ESTAVA NAS COSTAS DELE, ADMIRO O CIGANO MAS NAO TEVE ATUAÇÃO NEM ACAO POR PARTE DELE…
o poblema que cada tecnico quer levar mais mérito e burro do lutador que não ve o que tem que fazer e perdeu para o dono do cinturão …essa é a verdade, lutador brasileiro ta ficando igual jogador de futebol quer ganhar tudo do mesmo geito acorda cigano….
Um chão Horrível dos dois!!!
Fabio Anschau, o cain velasquez já foi campeão mundial de jiu jitsu sem quimono pela CBJJ
verdade. brasileiro só quer ganhar na mão .negocio é chão resto é lucro ….
uma coisa que falta à escola brasileira de vale tudo: wrestling…. saber defender queda, nós não temos um background nesse esporte, outra coisa a fazer é avisa a Dórea que Cigano estava lutando vale tudo e não boxe.
Na verdade encheram a bola do Cigano e ele entrou se esquivando achando que era o rei do boxe. Mas esqueceu que só defender não ganha luta. Hoje no Brasil todo mundo é faixa preta de Jiujitso. O Cigano apanhou feio não deu um soquinho fajuto, imagine se fosse com o Frank Mir por exemplo, tinha arrancado os braços dele..uma pena…
concordo esse Doria Ta utrapassado pro MMA