
Nivaldo de Oliveira ganha a esgrima na meia-guarda contra William Martins, no Brasileiro 2012. Foto: Gustavo Aragão/GRACIEMAG
A meia-guarda hoje é uma arma em evidência no Jiu-Jitsu de competição. A partir desse recurso, Marcus Bochecha foi capaz de vencer diversas lutas em sua campanha no absoluto do Mundial 2012. Nivaldo de Oliveira, seu companheiro de CheckMat, também fez uso das raspagens de meia para ser campeão brasileiro absoluto.
Como anda seu estudo sobre o assunto? Mesmo se você continua um fervoroso adepto da guarda fechada, é preciso ficar atento, para não ser raspado ao cair por cima.
Lembre-se sempre: não deixe o adversário abraçar sua cabeça, nem chapar você de costas no chão ou ganhar a esgrima, por baixo de sua axila.
Neste vídeo selecionado pelo GRACIEMAG.com, o professor Pete Roberts, nosso GMA em Farmington, Maine, mostra como desequilibrar e raspar seu oponente da meia-guarda.
O que achou?
Que posição mais mal passada, faltam inúmeros detalhes , vcs ficam colocando estes gringos zé ruela pra passar posições , se for colocar posição, coloque alguem que sabe fazer !
Paia mesmo!!!
kkkkk fala sério!!!! muito ruim….
Meia guarda é sinônimo de GORDO !!! Fica a sugestão: Alguns videos sobre as inúmeras variações que ele criou ou adaptou e são extremamente eficientes.
Conhece o GORDO?
sim 😀
Quer aprender meia ? Observe as lutas do Roberto Cyborg.