As 3 lições de Jiu-Jitsu cruciais da vitória de Anderson Silva sobre Chael Sonnen no UFC

Share it
Anderson Silva mata a guarda de Sonnen com o joelho e espanca o desafiante, nos momentos finais do UFC 148. Foto: Divulgação/UFC.

Anderson Silva mata a guarda de Sonnen com o joelho e espanca sem dó, nos momentos finais do UFC 148. Foto: Divulgação/UFC.

Como esquecer de tudo que rolou no UFC 148 e na última “luta do século”, no já longínquo primeiro fim de semana de julho? Um dos jeitos, talvez, seja botar as lições aprendidas no papel e seguir em frente. Afinal, já temos mais UFC neste fim de semana, o UFC Rio com José Aldo vs Erik Koch tomando forma em outubro e muito mais.

Eis aí, portanto, o que aprendemos de mais valioso com Anderson Silva vs Chael Sonnen.

1. O oponente mais duro é o que traz mais glória

Nos treinos de Jiu-Jitsu diários, todos têm a tendência de driblar o treino mais duro, o companheiro que mais complica o seu jogo. É algo comum, humano até, buscar o treino mais confortável. Mas é o sparring mais perto do seu nível que vai fazer você desenvolver suas qualidades e corrigir suas falhas. Anderson quase tomou esse caminho, no UFC. Tentou evitar Chael Sonnen por diversas questões. Quando a luta saiu, Anderson precisou se superar. Lutou como nunca no segundo assalto, evitou a queda letal do arquirrival e despachou o inimigo que lhe deu ainda mais projeção.

2. Classe na derrota

Como Chael Sonnen disse para Dana White nos vestiários, perder uma disputa de cinturão no UFC não é assim tão ruim: “Se fosse nas Olimpíadas, seria a medalha de prata, nada mal”. Chael, que antes da luta deu diversas lições de como não se portar, após sair derrotado conseguiu o que poucos fazem: não dar desculpas e reconhecer que o campeão foi melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=gorS8Zxolfw

3. Jiu-Jitsu é quebrar o oponente mentalmente

O que adianta montar no seu oponente e deixá-lo confortável? Chael Sonnen e Anderson nos provaram, no UFC 148, que Jiu-Jitsu não é apenas estar na posição dominante. E sim estar na posição que mais incomoda, e só assim quebrar mentalmente o adversário, levando-o a desejar não mais a vitória, mas sim sair rápido daquele sufoco.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article
  1. luciano at 6:33 pm

    primeiro antes de dar liçao de jiu, ele tem que voltar a treinar jiu jitsu,porque o primeiro round o sonen passou a guarda e montou e se tivesse mais alguns minutos o caldo ia engrossar, e no segundo round nao quiz ir pro chao de jeito nenhum porque se naoia azedar o pe do frango

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *