7 perguntas para o campeão brasileiro absoluto de 2012, Nivaldo Oliveira

Share it

Nivaldo Oliveira contra William Martins no Brasileiro de Jiu-Jitsu. Foto:Carlos Ozório/GRACIEMAG.com

O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu tem uma escrita curiosa no absoluto. Realizado anualmente desde 1994, o torneio só viu um bicampeão absoluto na faixa-preta, Fernando Tererê (2001 e 2003). O rodízio tradicional permaneceu vivo em 2012, e o novo rei veio da CheckMat de São Paulo, Nivaldo de Oliveira Lima.

O atleta meio-pesado faturou o ouro também na categoria, e comentou sua campanha com o GRACIEMAG.com. “Ao fazer frente com os melhores, essa vitória foi um sinal forte de que meu Jiu-Jitsu está em evolução”, disse.

1. De onde veio Nivaldo Oliveira?

Comecei a treinar onde eu nasci e fui criado, no Guarujá, em São Paulo. Hoje moro em Vicente de Carvalho, bairro mais conhecido por seu antigo nome, Itapema. Quando eu iniciei no Jiu-Jitsu, tinha 16 anos, era 1999. Comecei a treinar por causa do meu irmão mais velho, na época em que Royce Gracie lutava no UFC. Minha primeira equipe foi a Integração Jiu-Jitsu, liderada pelo Mestre Elcio Figueredo. Hoje, eu treino com Rodrigo Cavaca, e lá temos uma galera muito boa, com treino de muita qualidade. Treino com o Bochecha, Palito, Baiano, Thiago Magrinho, Ingmar, Renato Cardoso, entre outros.

2. Quando seus resultados começaram a aparecer no Jiu-Jitsu?

Acho que foi no início do ano passado, quando ganhei a seletiva de Abu Dhabi em Gramado. Desde então, comecei a me sentir bem nas competições. Já tinha chegado até as finais de Campeonatos Brasileiros, só que bati na trave duas vezes. Hoje em dia me sinto mais experiente e mais seguro.

3. Qual foi o pulo-do-gato na sua carreira?

Meu pulo-do-gato foi escutar os mais experientes na academia. Vi que era possível chegar ao topo com muita ralação. Quando você vê um cara que treina ao seu lado sendo campeão mundial, você sente que está no lugar certo para ser campeão. E só depende de você, se está feliz com o que está fazendo. Se você faz algo com amor não é sacrifício nenhum. A lição é procurar fazer as coisas certas e encurtar o caminho da vitória.

4. Quantas medalhas você tem agora no Brasileirão de Jiu-Jitsu?

Eu tinha sido ouro como faixa-roxa, agora tenho os dois títulos na preta. Já fui vice na marrom e duas vezes na faixa preta, além do terceiro lugar no absoluto de 2011.

5. Qual foi a principal lição que você tirou deste Campeonato Brasileiro?

Aprendi que tenho que lutar sem muita cobrança e sim lutar porque gosto. Com vontade de competir o resultado vem naturalmente.

6. Qual é sua técnica favorita? O que você acha que faz de diferente, para o oponente não conseguir defendê-la?

Gosto muito de jogar por baixo na meia-guarda, é uma posição muito eficiente. Aprendi muito esta técnica com o Lucas Leite, ela não é uma posição assim tão vista em campeonatos, são poucos os que a utilizam, ao meu ver. A diferença desta posição são alguns detalhes e especialmente suas variações, que deixam o oponente sem defesa.

7. E agora, quais as próximas metas?

Vem o Mundial aí, o foco principal do ano, em Long Beach no fim de maio. Depois do Mundial tem a Copa Pódio, para a qual fui convidado para lutar no GP dos Médios. Agora é focar na Califórnia, o Brasileiro já ficou no passado.

Ler matéria completa Read more
There are 6 comments for this article
  1. Vinicius de Barros at 2:13 pm

    Na minha opinião Nivaldo de Oliveira é uma grande surpressa e promessa, um cara bastante técnico, de muita força e com um jogo bem objetivo, tem força, gás e pelo que vejo dedicação, ele sempre esteve presente nos podios, espero e desejo sorte a ele nesta disputa do mundial e que ele consiga surpreender mais vezes. Grande abraço Nil !

  2. Jerry at 2:36 pm

    o Jiu-Jitsu do Nivaldo é feio, mas é excelente pra competições por ser estratégico…vi sua luta com o Barral nesse brasileiro, luta durissima que ele saiu vencedor… Campeão no peso e fechou o absoluto com o cara de sapato… Parabéns ao campeão!!!!

  3. iae baia at 2:41 pm

    jerry acho q vc nao entendi de jiu na moral!!!! o mlk e sinistro ligou o turbo p passar a guarda do barral!!!

  4. RENATO_CARDOSO88 at 2:59 pm

    ISSO AI NIL SEMPRE FALEI PRA VC QUE VC ERA TOP MANO E QUE SUA HORA IA CHEGAR TAMO JUNTO SEMPRE TRABALHAMOS PRA ISSO E E SO O COMEÇO DE TUDO Q AINDA ESTAR POR VIM MANO VAMOS NESSA Q MUNDIAL TA AI E O NIL VAI ESTAR NAS CABEÇAS PODE TER CERTEZA OIEEEEEEEEEEEEE CHECK MAT CAVACA BJJ

  5. Jerry at 5:32 pm

    iae baia
    Collapse
    jerry acho q vc nao entendi de jiu na moral!!!! o mlk e sinistro ligou o turbo p passar a guarda do barral!!!
    ————————————————

    eu não desmereci o cara, pelo contrário, jiu jisu muito estratégico e simples com eficiência. Como ele mesmo disse, seu Jiu é pra ele, não show pra gringo ver.
    É realmente, entendo nada de Jiu Jitsu, sou faixa preta durante 4 anos, mas eu não tenho problema de interpretação!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.