Letícia Ribeiro

Letícia Ribeiro

A professora condecorada

  • Leticia Ribeiro na Pirâmide da Califórnia. Foto: Acervo Pessoal.

Nascida em 24 de fevereiro de 1978, Letícia Ribeiro aprendeu em casa, com a mãe Ione, a arte de ser hospitaleira e acolhedora com os alunos e alunas recém-chegadas. Uma qualidade que não deixaria de lado jamais, mesmo após se tornar uma lutadora consagrada, e admirada por todos.

Estrela do peso-pluma, Letícia vestiu o kimono pela primeira vez aos 15 anos. A carreira começou a ganhar impulso em 1999, ainda como faixa-roxa. Na ocasião, Letícia enfrentou, num Estadual de Jiu-Jitsu, a já temida faixa-preta Dani Genovesi Paiva, esposa do também campeão mundial Alexandre “Gigi”. A vitória garantida nos instantes finais rendeu o ouro a Letícia e provocou uma inesquecível explosão de alegria para a torcida da Gracie Tijuca.

E foi na faixa-marrom, em 2000, que ela conquistaria seu primeiro ouro num Mundial da IBJJF. Novamente, em grande estilo, ao derrotar na final a respeitada faixa-preta Alessandra “Leka” Vieira.

Condecorada faixa-preta no ano 2000, pelas mãos de Royler Gracie e Vini Aieta, Letícia acabou por brilhar nas duas grandes fases do Mundial de Jiu-Jitsu, tanto no caldeirão do Tijuca, de 1998 a 2006, quanto na mágica Pirâmide na Califórnia – onde conquistaria seu heptacampeonato, em 2012. Depois de encerrada a carreira de atleta, ela continuou a vencer – agora como treinadora e professora de meninas de ouro, como a estrela Bia Mesquita, Carol Vidal, Gabrielle McComb e tantas outras.

“Campeonatos são grandes professores”, diz a professora da Gracie Humaitá, “pois ensinam muito sobre nossos erros, e nos ensinam a lidar com as decepções que a vida volta e meia traz.”

* Principais títulos:

Campeã mundial pela IBJJF (2000/2002/2006/2009/2010/2011/2012)
Campeã mundial sem kimono (2008/2010)
Campeã pan-americana (2003/ 2004)

REDES SOCIAIS