BJ Penn

BJ Penn

A lenda havaiana

“Baby” Jay Dee Penn, campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2000 e campeão peso leve e meio-médio do UFC, nasceu no dia 13 de dezembro de 1978 em Kailua, Havaí.

Após conhecer o Jiu-Jitsu com Tom Callos, BJ Penn foi para a academia de Ralph Gracie na Califórnia, onde passava o dia pensando em como decifrar e lapidar as técnicas aprendidas. Ao tornar-se faixa-roxa, decidido a ir ao Brasil beber na fonte, BJ passou a frequentar a equipe Nova União, cujo dojo à época era recheado de craques do peso leve, como Robinho Moura, Vitor Shaolin e Leonardo Santos.

Às vésperas do Mundial 2000, Penn era faixa-marrom, mas o professor André Pederneiras decidiu que ele podia bater de frente com a elite e o graduou faixa-preta. Decisão acertada: BJ venceu figurões como Alexandre “Soca” Freitas, Frédson Alves e Edson Diniz, este último vencido por uma chave de braço, na final da divisão dos leves.

Como muitos de sua geração, BJ pendurou o kimono e foi testar suas habilidades no MMA, onde também entrou para o panteão dos grandes e fez história, com cinturões conquistados em 2004 (peso leve) e 2008 (meio-médio).

* Principais títulos

Campeão mundial faixa-preta da IBJJF (2000)

* Frases da fera

“O Jiu-Jitsu mudou minha vida completamente. Eu seria apenas mais um cara bebendo cerveja na praia se não fosse pela família Gracie.”

“A luta é puro caos, e para você ser um bom lutador você precisa apenas estar preparado física e mentalmente para sobreviver ao caos.”

REDES SOCIAIS