O adeus ao faixa-vermelha Julio Secco

A comunidade do Jiu-Jitsu despediu-se nesse dia 15 de janeiro do faixa-vermelha Julio Secco, que faleceu em sua casa, na cidade de Rio Grande, aos 81 anos. Grande mestre Secco nascera em Belém do Pará, treinou com Helio Gracie no Rio e se tornou instrutor na mítica escola Gracie na avenida Rio Branco, nos anos…



Uma viagem no tempo no Jiu-Jitsu, com Rigan, Roleta, Jamelão e Rolles

Nos anos 1990, os campeonatos de Jiu-Jitsu mudaram de patamar. O Pan de Jiu-Jitsu da IBJJF, por exemplo, nasceu em 1994, mas foi em 1996 que virou História com H grande, e quando a imprensa foi atrás para fotografar, registrar e contar o que se passou. Foram batalhas memoráveis, entre alguns dos lutadores mais cascas-grossas…



Vídeo: Augusto Tanquinho ensina 2 finalizações para seu jogo sem kimono

Campeão de tudo no Jiu-Jitsu (ADCC, Mundial com e sem kimono), o audaz Augusto “Tanquinho” abriu a caixa de ferramentas e enviou para a equipe GRACIEMAG duas posições para você fazer bonito nos treinos sem paletó. Nos dojos do estado do Arizona, Tanquinho esmiuça seu estrangulamento que ele adaptou e usou na final do Mundial…



7 lições (sérias ou não) que Sérgio Mallandro nos ensinou ao receber a faixa-preta

* Artigo publicado originalmente nas páginas da GRACIEMAG #265. Para mais conteúdos exclusivos com o melhor do Jiu-Jitsu mundial, assine a revista mais tradicional do esporte em formato digital * Demorou 45 anos para Sérgio Neiva Cavalcanti amarrar oficialmente a faixa-preta de Jiu-Jitsu na cintura. Se ele ficou ansioso, angustiado ou frustrado nestas mais de…



Jiu-Jitsu, corpo e mente: a fórmula antiestresse de Rickson Gracie

Qual seria a receita do sucesso no Jiu-Jitsu? O célebre cientista Albert Einstein certa vez formulou: “Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.” Os principais mestres do Jiu-Jitsu certamente assinariam embaixo. Rickson…



Jean Feijó e os mandamentos para ser um bom professor de Jiu-Jitsu

Professor da Aurum Jiu-Jitsu em Blumenau, no estado de Santa Catarina, nosso GMI Jean Feijó sempre refletiu muito sobre a didática e a motivação aos aprendizes na arte suave. Ele recentemente conversou com a equipe GRACIEMAG sobre suas experiências como instrutor de Jiu-Jitsu e as principais lições que aprendeu enquanto ensinava. Confira e comente. *…



Vídeo: O macete de Carlos Cobrinha para não perder o estrangulamento relógio

Faixa-preta da Brazilian Fight, hoje radicado em Portugal, Carlos Eduardo Ozório, o Cobrinha, é um defensor do estilo old school do Jiu-Jitsu, e isso se reflete em suas aulas. Cheio de truques na manga, Cobrinha dividiu com os leitores de GRACIEMAG alguns macetes para não perder o estrangulamento relógio, que por mais básico que seja…



10 motivos para você vestir o kimono e treinar Jiu-Jitsu em 2022

Figurando alto no ranking das matérias mais acessadas do GRACIEMAG.com , o artigo com título “10 benefícios que o Jiu-Jitsu oferece a você” traz dicas importantes para que novos entusiastas se matriculem já numa academia, e estimula também aqueles que pararam por qualquer motivo a vestir novamente o kimono e praticar nosso esporte. Confira nas…