Professor da Gracie Barra na Paraíba, Lucio ‘Charly Brown’ é um dos tantos exemplos de quem teve a vida transformada graças ao Jiu-Jitsu. O faixa-preta contou ao GRACIEMAG um pouco da sua história e onde conseguiu chegar graças à arte suave.
“Um grande amigo de infância me convidou para conhecer uma arte marcial que eu nunca tinha ouvido falar, o Jiu-Jitsu, em 1996. Nessa época, trabalhava como açougueiro e não tinha tempo para fazer nenhum tipo de esporte. Numa tarde de folga do trabalho, meu vizinho Jordan dos Santos me falou que tinha recebido a faixa-azul e iria lutar no final de semana. E me convidou para dar uma olhada. Chegando à competição, me apresentou à família Ramos Joaz. Ramos era instrutor do professor da Gracie Barra na Paraíba, o Luiz Barboza, pioneiro da arte suave no estado”, conta.
Mal imaginava ele que aquele dia mudaria totalmente a sua trajetória. A partir dali, novas perspectivas se abriram.
“No decorrer do campeonato percebi que o Jordan já era um ídolo no Jiu-Jitsu paraibano. No início da semana dei o primeiro passo: comprei um kimono. Fiz então a primeira aula, e aprendi muito com a família Ramos e com o professor Luiz Barboza, uma enciclopédia de MMA, nunca vi alguém no Nordeste que soubesse tantas técnicas do esporte. Luiz fez atletas como o Mario Sucata, Carlão, João Quebra Ossos, Joaz Ramos. Esses caras eram cascas-grossas demais, não sentiram o gosto amargo da derrota lutando em todo o Nordeste”, recorda.
O tempo passou e Lucio evoluiu tecnicamente. Naturalmente, as responsabilidades aumentaram e um novo ofício se tornou real.
“Luiz me convidou então para ministrar aulas no bairro onde moro em João Pessoa. À época, achei muito difícil, porque não havia tantos conhecedores do Jiu-Jitsu por lá. As pessoas não sabiam nem pronunciar a palavra direito. Foi passando o tempo e aceitei a proposta do professor. Em 10 janeiro de 1998 abri a primeira academia no bairro Valentina Figueiredo, zona sul de João Pessoa. Hoje em dia todo mundo conhece o Jiu-Jitsu, são fãs dos atletas e vão torcer para os familiares e amigos em todas as competições. E eu ministro palestras em colégios e damos aula para criançada carente em nosso bairro”, comemora Lucio.
Mas o Jiu-Jitsu acrescentou muito mais ao lutador. Além de a chance de viver dignamente, numa atividade que gosta e sente orgulho, através da modalidade pôde fazer diversas amizades e ir a lugares que não imaginava.
“Em 2003 fui competir em Pernambuco e conheci um dos atletas mais duros que já lutei, Luciano Ayres, aluno do Zé Radiola. Logo depois fui chamado pelo Zé para competir no Rio de Janeiro e conhecer o QG da Gracie Barra. Nunca havia pensado em entrar num avião. No meio da viagem anotava em um rascunho perguntas que poderia fazer ao mestre Carlos Gracie Jr. Coisas tipo: qual é o segredo do Jiu-Jitsu Gracie? O que fazer para ter sucesso no nosso esporte?”, lembra.
“Chegando ao Rio, na academia na Barra da Tijuca, me deparei com o mestre e aquelas anotações viraram poeira, porque apenas apertei sua mão falei: ‘Tudo bom? Beleza?’ Na verdade era um Gracie que estava na minha frente e eu só os via na GRACIEMAG ou em fitas de vídeo. Estudava muito os Gracie, lia bastante sobre a filosofia Gracie, a alimentação. Foi aí que entendi que eles eram pessoas simples, inteligentes. Esse dia me inspirou e consegui trazer a medalha número 1 da nossa equipe”, completa.
O tempo passou e as metas, os objetivos, foram alcançados. Para isso, o Jiu-Jitsu foi um forte aliado, um alicerce, uma força de confiança para alcançar o que se deseja.
A história de Lucio só faz crescer, assim como sua academia. Competir fora do estado virou rotina, e os lutadores da região só melhoram, com dezenas de medalhas do Europeu ao Pan. E ele nunca mais voltou a trabalhar no velho açougue, nem tem saudade.
A lição disso tudo? Jamais desista dos seus sonhos. Afinal, o Jiu-Jitsu sempre estará ao seu lado.
Parabéns ao Lucio! assim como ele eu tambem comecei no Jiu-Jitsu com o Prof. Luiz “Durinho” Barboza, hoje eu estou no Rio de Janeiro e defendo a equipe Check Mat BJJ dos Irmão Vieira, mais devo tudo que sei aos lutadores Paraíbanos (Luiz, Carlão, Cristian, Wagner boca, Ari,João)
Flavio Check Mat BJJ
Parabéns LUCIO E MUITO SUCESSO.DIMITRI BRAZ KEZEN-PE
Parabéns professor Charly Brown, o seu sucesso vem da pessoa que vc é, e pelo que o senhor faz pelos seus alunos. Que Deus te abençoe mais e te dê tudo aquilo que o senhor ainda esperar conquistar com o jiu-jitsu!!! Um abração do seu aluno!!!
É isso ai campeão! A Saga de um Atleta e hoje professor que precisamos ouvir e aprender com ela. Sucesso mano, e conte sempre com a Cidade Viva, e esperamos sua visita para recebermos uma aula daquelas…
Abração!
Parabéns Charly Brow!
Aí, tem historia pra contar, sou da Paraiba e sei muito bem como atletas de la sao guerreiros e alem de guerras e lutas no tatame, enfretnam inumeras dificludades fora, Charles esta de Parabens assim, como tambem, toda sua equipe, faz um otimo trabalho.
Sucesso
parabéns, Charly.
Parabéns garoto ! vc é um belo exemplo de superação atitude força competencia e responsabilidade, hoje na pb vc é um grande exemplo como atleta prof. e amigo, sucesso e um grande abraço do seu ex prof. atual amigo hoje e sempre!um grande abraço! ´JOÁS RAMOS
Não é só porquê este cara é meu irmão mais sempre foi um lutador nato tanto na vida como no esporte, torço muito por você cara desejo à você todas as realizações boas do mundo.
valeu e um grande abraço admiro você demais.
Parabens Charly,tenho grande admiraçao por vc, como professor,atleta e ser humano, vc é ímpar!Me acolheu de braços abertos na academia, sinto-me honrado em ser seu aluno!Fé em Deus sempre guerreiro!
Parabens Charly Brown, me orgulhoso por sua conquista, você é um exemplo a ser seguido! Grande abraço Jailson Ramos!!
Estamos de volta!!!
Parabens Charly Brown, me sinto orgulhoso por sua conquista, você é um exemplo a ser seguido! Grande abraço Jailson Ramos
Parabens Charly Brown,vc nao tem so o dom do Jiu-Jitsu mais tambem o dom de ajudar a todos com conselhos q levamos pra vida toda…abraçao meu amigo!!!
parabens braw vc e mais que um prof: vc e um amigo dos seus alunos e um grande prazer ter vc como amigo.
Nada disso é novidade, sua humildade sempre plantou a seu sucesso,
parabéns e que mais glorias caiam sobre vc!
Amigão vc sempre sera O CARA EXEMPLO ,para nos paraibanos ,parabéns ……
charly,sem palavras emoçÂo pura..
tudo isso que a materia escreveu é verdade
que acompanhei de perto desde do inicio a 12 anos
atras.
voce so esqueceu de sitar o nome do seu
maior insentivador,fan…
SEU PAI, o GONZAGAO…
deus é fiel!!!
tenho um imenso orgulho de ter um professor como charly,porque com ele nós aprendemos não só o jiu jitsu mas tambem uma maneira realista de encarar a vida:
Pois em uma conversa com ele escutei uma frase que uso diariamente antes de ir ao trabalho. ” SOMOS O QUE QUEREMOS SER ” .
O valentina-pb só tem a agradecer por você existir.
Vlw Charly Brown!!!
exemplo a ser seguido por muitos atletas
Parabens braw, que Deus continui te abençoando sei o quanto vc passou para esta aí…..
Parabéns Lucio!!!Vc merece todo esse sucesso.Vc sempre foi um cara humilde,que sempre correu atrás dos seus objetivos e sempre foi fiel as suas raizes.Vc ainda vai conquistar muito mais.
Fico muito feliz por vc e meu pai não poderia estar mais orgulhoso.
Parabéns Charly por essa bela historia de Luta!!!
Parabéns há vcs e toda sua equipe charles!!!porque sei que essa vitória pela preserverancia de vcs e garra!!!continue assim meu veio toda sua equipe!!de cabeça erguida!!!com fé em Deus porque vcs vão longe e honrando nossa terrinha !!!parabéns ossss!!!!
Parabens charly,Digno de ser escolhido é o bom nome do que as grandes riquesas (prov.22:1),quem manda ser escolhido se é Deus quem escolhe ninguem pode fazer nada.Deus te abençõe.
Parabens professor charly que
Deus continue te abençoando.
Esse eh meu mestre! eh isso aew Brown! ;D
é nois Gracie Barra PB! o/
parabéns Charly Brown !
Parabens brother, como vc tbm entrei no JJ meados de 95/96, e quando fui depois pra familia ramos foi onde tive os melhores treinos e amigos, aquela epoca foi muito boa, chegando nos campeonatos no caminhao bau hehehe… tempos de: Leo batora, pimpolho, raniere, kenya, jordan, flitz entre outros que minha memoria nao lembra :). abraços brother e sempre que vim aqui no rio as portas estao abertas… estou meio parada no JJ fazem 2 anos ja, espero voltar em breve. abraços. ass: Peu Bare
osssss
esse cara é o fenomeno do jiu-jitsu tanto tecnicamente como em passar por cima de dificuldades exemplo PARAIBANO …..OSSSSSSSSSSS
Osss
Osss
osss
Meu mestre…OSS
Lúcio Charly, esse cara é muito humilde e sinistro oss
Oss
OSS
parabens pela força de vontade, grande exemplo a ser seguido.
ESTOU CM VC DESDE O INICIO E PRETENDO FICAR ATÉ O FIM…OSS
Sempre! Orgulho em ter conhecido, ser aluno, amigo e ter compartilhado essa evoluçao! Parabens Lucio Charly Brown
Feliz em fazer parte desde o inicio dessa Familia CHARLY BROWN …esse cara é um exemplo de ser humano, de humildade, estarei sempre com vc Mestre…OSSS!!!
Parabéns Charles vc é um exemplo para todos admiro demais vc como professor e como amigo. osss
OSS, meu mestre! Parabéns Charly, história de perseverança e superação. 🙂
Orgulho grande desse paraibano que honra nossa terra e nosso esporte ooosss