O Jiu-Jitsu nas internas: grande mestre Helio Gracie, a barba e a fotografia

Share it
Helio Gracie com Geraldo Kid Peligro no Japao em 2002

Helio Gracie no Japão antes do Pride 2002, com Rolker, Kid Peligro, Royler, Royce e Robin Gracie. Foto: Arquivos Kid Peligro

Para lembrar a clássica seção “Nas Internas” de GRACIEMAG, resgatamos aqui uma história que exibe uma faceta menos famosa do estudioso e valente Helio Gracie (1913–2009): seu lado gozador.

Segue o causo, relembrado pelo faixa-preta Geraldo Costa, o popular Kid Peligro:

“Pride Dynamite em 2002. O primeiro confere entre Royce Gracie e o judoca Hidehiko Yoshida, medalhista de ouro nas Olímpiadas de Barcelona-1992. Como a gente treinava todos os dias numa academia em Tóquio, certa vez pedi para os irmãos para registrar uma foto minha com eles reunidos com o grande mestre. Formamos para a fotografia, até que o grande mestre olhou para mim, do lado dele, e disparou:  – Ninguém com barba do meu lado na foto!

“Todos explodiram numa risada, e o Royler prontamente ficou entre mim e o grande mestre. Mas era só zombaria do professor, afinal tenho diversas outras fotos no tatame, de barba, ao lado do mestre Helio. Sei que todos riram à beça, e fui zoado pelos irmãos pelo resto da viagem por conta disso. Saudoso mestre Helio! Bons tempos”.

Para ler histórias nostálgicas e outros bastidores do Jiu-Jitsu, não vacile. Assine GRACIEMAG, aqui.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.