Dicas para cuidar da sua saúde pulmonar

Share it
Rickson ensina Hulk dos cinemas a controlar a respiração. Foto Divulgacao

Rickson Gracie em cena clássica com o “Hulk” dos cinemas, ensinando Edward Norton a controlar a respiração. Foto: Divulgação

Nunca foi tão importante para o praticante de Jiu-Jitsu (e o não praticante) manter a saúde pulmonar em dia. Além dos cuidados com esse importante órgão, você pode e deve incluir exercícios específicos em sua rotina diária.

Quem explica os benefícios da boa respiração é o especialista André Cano Fernandez, educador físico e professor de treino funcional no Fit Body Pilates Spa & Estética.

“Com uma respiração correta a circulação sanguínea é estimulada, ativando a musculatura e permitindo que ela trabalhe melhor, mais aquecida e com menos propensão a uma lesão”, explica Cano Fernandez. “Assim como os demais músculos, o cérebro é oxigenado, gerando sensação de bem estar e relaxamento, o que aumenta o prazer do atleta durante a atividade física. É por isso que quando estamos num ambiente abafado, com pouca ventilação, começamos a sentir sono e cansaço: o nosso cérebro está pedindo ar”.

Durante a prática esportiva a maneira de respirar não precisa seguir um padrão único, afinal, conforme muda o exercício físico é preciso realizar formas diferentes de respiração. A maneira mais adequada é aquela que facilita o fluxo de oxigênio e a saída de gás carbônico do organismo.

Dessa maneira, a respiração pela boca não está errada, e é sim essencial para os atletas, afinal, o nariz nem sempre é capaz de atender à necessidade de ventilação pelo organismo. Apesar do ar não entrar umidificado e filtrado, a boca é o caminho mais rápido para o ar entrar.

O especialista separou algumas dicas para realizar uma respiração adequada em determinados treinos físicos. Confira e sinta o que funciona melhor para você.

EXERCÍCIOS COM PESO

Não segure a respiração quando estiver puxando peso, pois isso pode aumentar a pressão sanguínea (principalmente se você for hipertenso). A respiração mais aconselhada para esse tipo de exercício é a conhecida como respiração passiva. Expire no movimento de contração do músculo e inspire ao voltar à posição inicial.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS

Para corridas, caminhadas, bicicleta, natação e outros exercícios aeróbicos, tente encontrar uma respiração regular. Quando estiver correndo procure um ritmo que se sinta confortável e adeque a respiração às passadas. A inalação e exalação do ar em frequências regulares faz com que o corpo mantenha um funcionamento equilibrado e também ajuda na concentração.

TREINO LONGO DE JIU-JITSU E EXERCÍCIOS AERÓBICOS INTENSOS

Há momentos durante um exercício intenso como o Jiu-Jitsu em que a exaustão é muito grande – como nas corridas de longa duração. Quando se sentir muito cansado e perceber que a respiração está irregular, faça uma respiração profunda. Inale o máximo de ar que conseguir, segure-o por um segundo e depois exale devagar. Essa técnica vai fazer com que o organismo capte mais oxigênio e você se sentirá um pouco mais disposto para prosseguir no exercício.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS DE BAIXA INTENSIDADE

Se você for dar um treininho leve ou uma caminhada, um trote ou uma pedalada leve procure fazer a respiração nasal. Inspire profundamente pelo nariz e solte o ar, com a mesma tranquilidade, pela boca. Esse tipo de respiração vai ajudar o seu corpo a ficar relaxado, você se sentirá mais confortável e o exercício fluirá com mais naturalidade. Mas não faça muito esforço para manter essa respiração – a partir do momento que ela te incomodar passe a inspirar também pela boca.

“Durante a prática esportiva, o corpo apresenta sinais como dores e desconfortos, indicando que a respiração não está sendo feita de modo eficaz, por este motivo é importante atentar-se a esses sinais”, afirma o educador físico.

Confira, a seguir, Rickson treinando a respiração, a partir dos 3min.

Ler matéria completa Read more
There are 10 comments for this article
  1. André Bala at 11:32 pm

    Tenho Asma, e em Dez.de 2014 tive uma parada cardiorespiratória depois disso faram 8 meses de exaustão total, a escada aqui de casa que subo em 5 segundos, levava em torno de 30 a 40 minutos para subir, a cada degrau uns 3 minutos, me sentia morto até levantando do sofá, foi depois de uns 8 meses vi essa matéria e resolvi exercitas minha respiração, estou fazendo exercício funcional e e minha respiração melhorou 1000%. Além disso comecei um tratamento que tbm está me ajudando muito.

    Super proveitosa a matéria.

  2. GuiGo Lavoura Lopes at 9:42 am

    Esse vídeo é inspirador. Movimentos espontâneos de uma prática sensacional – a bioginastica. Desenvolvida pelo grande mestre Orlando Cani e absorvida com muita qualidade pelo Rickson Gracie.
    Absolutamente recomendado.

  3. Pingback: Dicas para cuidar da sua saúde pulmonar - MMA Crazies
  4. herbeth pereira at 5:58 pm

    esse maluco e doido arrumou a desculpa que o filho morreu correu do sakuraba sindrome de estrelismo quando eu era pequeno os cara corria atraz de mim pra me pegar com arma nao tinha isso de jiu jitsu brigar tirar diferença os cara queria me matar todo mundo no pride acho que devia bater nele acho que e o gracie mais fresco nao quer lutar com ninguem esperou envelhecer pra nao tomar uma surra eu nao gosto desse maluco acho que se eu apertar a mao dele a minha cai tem cara que baba o ovo desse veado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *