Roberto Ferraz e as lições de BJJ que ensina a crianças e adultos

Share it

Professor Roberto Ferraz com seus alunos da GB Leblon. Foto: Reprodução

Faixa-preta renomado dentro da Gracie Barra, o professor Roberto Ferraz, líder da GB Leblon, traz consigo mais de três décadas de amor ao Jiu-Jitsu. Depois de forjar seu jogo e caráter nos principais torneios do mundo, Roberto tem se dedicado à missão de ensinar, com foco na base da pirâmide da arte suave, a sempre curiosa criançada do Jiu-Jitsu.

Para entender melhor os caminhos seguidos pelo professor e suas impressões ao ensinar a nossa arte para diferentes classes, GRACIEMAG bateu um papo com a fera e desvendou algumas lições que você, atento leitor, pode aplicar na sua rotina. Confira!

Com começou sua trajetória no mundo das lutas?

ROBERTO FERRAZ Desde os 12 anos de idade pratico Jiu-Jitsu participando de diversas competições importantes, hábito que trago até os dias de hoje. E assim levo a vida há 30 anos. Dividia meus treinos de Jiu-Jitsu com as minhas atividades escolares e universitárias. Desde a minha adolescência enxerguei que o Jiu-Jitsu seria fundamental para minha formação pessoal, trazendo benefícios únicos e grandiosos.

Roberto Ferraz no pódio do Brasileiro de Equipes, ao lado de Jefferson Moura, Kleber Buiu e outras feras da GB. Foto: Reprodução

Como você se especializou no ensino para as crianças e o que aprende com os pequenos?

A Gracie Barra disponibiliza um curso completo para formação de professores, chamado Programa de Capacitação de Instrutores (PCI) . O curso abrange desde técnicas de relacionamento com as crianças à treinamentos de primeiros socorros. O aprendizado com os jovens é diário, acredito que nunca vou deixar de aprender com cada um deles. É um troca constante. Acho que o principal foi aprender a ouvir, dar espaço para cada um no momento certo.

Quais são as principais diferenças entre ensinar Jiu-Jitsu para crianças e adultos?

Crianças tem um treino mais voltado para a parte social, lúdica também e aprendizado das técnicas. Para os adultos, dependendo também da idade e condicionamento físico de cada um, há uma adequação nos treinos. Temos turmas destacadas para treinos voltados para competições. Mas acho que nosso maior diferencial e luta diária é formar campeões da vida, preparando todos para enfrentar de cabeça erguida e com confiança os obstáculos que a vida nos impõe.

Roberto Ferraz com amigos e alunos da Gracie Barra. Foto: Reprodução

O Jiu-Jitsu ajudou você a sair de alguma enrascada na infância? Fale um pouco sobre essa fase da sua vida e como a arte marcial pode auxiliar as crianças em situações do dia a dia.

Lógico. Sempre coloquei em prática o que me foi ensinado: disciplina e respeito. Como comentei acima, as crianças que desde cedo se preparam, estarão sempre prontas para enfrentar as possíveis dificuldades que se apresentarão no decorrer da vida.

Qual é o ensinamento fundamental do Jiu-Jitsu? Aquela lição primordial que você sempre tenta passar aos alunos

Respeito a todos, pois respeitando os outros, você também será respeitado.

No topo do pódio do Brasileiro Sem Kimono 2019. 

 

 

 

 

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *