10 dicas do campeão Adriano Moraes para evoluir no Jiu-Jitsu

Share it

Adriano Moraes em ação no One Championship. Foto: Divulgação/One

Faixa-preta de Jiu-Jitsu e campeão peso-mosca do One Championship, Adriano Moraes dividiu com os leitores de GRACIEMAG suas dez dicas para treinar melhor e domar seus medos. “Não tenha medo de seguir seus sonhos”, disse Adriano. “Não deixe ninguém falar que você não consegue. Ninguém conhece sua luta e você não deve nada a ninguém, somente a você mesmo. Não tenha medo de mudar sua vida de patamar e não ligue para o que o povo diz. Os outros são sempre os outros.”

Confira nas linhas abaixo!

* Artigo publicado originalmente nas páginas da GRACIEMAG #253. Para mais conteúdos exclusivos com o melhor do Jiu-Jitsu mundial, assine a revista mais tradicional do esporte em formato digital *

1. Escute mais. O praticante de Jiu-Jitsu deve ouvir mais do que falar. Saber escutar é crucial para o desenvolvimento positivo do ser humano, em cima ou longe dos tatames.

2. Busque a evolução. Nem sempre as coisas acontecem como planejamos. É fundamental aprendermos a administrar nossas frustrações de um modo forte e positivo. Caiu? Levante-se e siga em frente.

3. Lembre-se de sua raiz. Nunca se esqueça de onde você veio. O mundo é cruel e dá várias voltas. Muitas vezes, o seu primeiro mestre é quem, na verdade, mais se importa com você.

4. Fique longe das fofocas. Todos somos diferentes, e treinar num ambiente harmônico é extremamente saudável para quem luta. Mantenha-se longe de fofocas. Ficar quieto quando surge um bafafá é a melhor opção.

5. Ajude os menos graduados. Quem ajuda um novo praticante aprende com ele, cresce e fortalece a união. Cresça junto com seu time. Respeite e ajude sempre que puder os faixas-brancas recém-chegados.

6. Tudo tem o seu momento. Saiba que existe a hora certa para tudo; não cresça o olho no sucesso conquistado pelo próximo. Treine, treine e treine para que seus objetivos sejam alcançados, sem ferir ninguém.

7. Escolha o treino forte. Procure agradecer quando é possível treinar com aquele seu companheiro mais duro. Quando você rola com alguém melhor que você, você turbina o seu aprendizado e fica mais casca-grossa. Não ligue para derrotas nos treinos, é a evolução que não pode parar jamais.

8. Abra a mente. Treinar a cabeça é muito importante para que os resultados positivos venham. Quem mantém a mentalidade estreita, sem querer aprender com muitas pessoas ao longo do caminho, atinge resultados curtos. Tenha a mente aberta para encontrar as vitórias.

9. Mantenha o respeito. Respeitar os mais velhos e sábios é um dever de todos. Tenha gratidão ao perceber que há pessoas mais velhas que você ao seu redor, prontas para passar o conhecimento que você levaria anos para aprender. Converse muito com os graduados.

10. Encare seus medos. Não tenha temor de seguir em frente, não tenha medo de seguir seus sonhos e não deixe ninguém falar que você não consegue. Ninguém conhece sua luta e você não deve nada a ninguém, somente a você mesmo. Não tenha medo de mudar sua vida de patamar e não ligue para o que o povo diz. Os outros são sempre os outros.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *