5 dicas para você não desanimar na quarentena

Share it

Resguardar-se neste período de quarentena é uma atitude muito necessária para o controle da pandemia de coronavírus. Devemos cumprir à risca as normas definidas pelo Ministério da Saúde e ficar em casa. Dito isso, vale a pena também nos prepararmos para alguns males que a clausura pode provocar na vida dos lutadores de Jiu-Jitsu. Faixa-preta e médico ortopedista, o Dr. Gunter Sgarboza analisa cinco desses males e apresenta antídotos para você, confinado leitor, traçar estratégias para superar os problemas e seguir firme e forte na batalha contra o coronavírus. Confira!

1. Depressão

“Ficar dentro de casa por muitos dias é uma tarefa difícil até para uma pessoa sedentária, imagine para um lutador de Jiu-Jitsu”, analisa Gunter. “É como colocar um leão numa jaula. Como resolver? Primeira etapa é criar uma rotina. Acordar cedo, exercitar-se, listar tarefas que possam ser realizadas em casa e resolvê-las. Aproveite, por exemplo, para colocar as arrumações da casa em dia. Ou seja, mantenha-se ativo. Não fique sem rumo e sem objetivos. Lembre-se que você não está sendo punido, que o isolamento é para um bem maior e daqui a pouco, se Deus quiser, vai acabar!”

2. Ansiedade e solidão

“Muitos sofrem pelo futuro incerto. Tenha em mente que todos estamos no mesmo barco, a situação é complicada para todos. Evite ver notícias além da conta, algumas são falsas e outras exageradas, opte por veículos de comunicação de credibilidade. Tente manter o contato com os amigos e familiares. Se não presencial, que seja por videoconferência”.

Dr. Gunter: “Cuidado com a alimentação. Lembre-se, você não está de férias”. 

3. Dores no corpo

“Para quem treina, ficar parado é complicado. Aliado ao nervosismo da situação, o quadro só piora. Uma sugestão é pedir para o seu professor fazer aulas on line, ou fazer um vídeo todo dia e postar no seu grupo de Jiu-Jitsu em redes sociais. Além das movimentações da arte suave, outra ótima opção é a ioga. Eu, por exemplo, vou praticar essas modalidades todos os dias”.

4. Ganho de peso

“Cuidado com a alimentação, evite bebidas alcoólicas e muita carne vermelha. Lembre-se, você não está de férias, não dá pra ficar fazendo churrasco todo dia. Prefira comidas leves”.

5. Perda do condicionamento físico

“As dicas que dei para os itens 3 e 4 servem para este também. Detalhe, se você é atleta profissional ou competidor, não se desespere. Como já disse, apesar de estarmos isolados, todos estamos nessa juntos. Quando a pandemia for controlada, você dará ainda mais valor aos treinamentos e certamente vai recuperar o condicionamento físico de maneira exemplar”.

 

 

 

 

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *