As dicas de Carlinhos Gracie para a vida saudável a qualquer idade

Share it

Carlos Gracie Jr. em foto de Mike Pesh

Hoje mestre Carlinhos Gracie completa 64 anos e vale a pena recordar de uma das entrevistas mais marcantes que já fizemos com o sensei. Foi para a reportagem de capa da GRACIEMAG #200. Segue um trechinho:

“O avanço da idade é inevitável, mas isso jamais pode se transformar numa barreira. Não adianta brigar contra a passagem do tempo, prefiro investir numa contínua adaptação aos diferentes momentos da vida. O corpo percebe as limitações da idade e avisa o que está apto ou não a fazer. Cabe ao indivíduo ter sensibilidade e intuição para assimilar essas mensagens.

“Tirar o pé do acelerador é inevitável, o importante mesmo é não parar, jamais se render à existência estática, imobilizada – isso, só na morte. Eu quero a maior qualidade de vida para o meu tempo presente e acredito que, assim, estou investindo na melhor qualidade de vida para o meu futuro, dure o quanto durar. Ao escolher bem o que como e me exercitar todos os dias, eu busco a satisfação de ser saudável. Acordo todos os dias querendo viver da melhor forma possível, buscando aproveitar ao máximo os meus momentos.

“Meu pai, Carlos Gracie, foi um exemplo disso, teve lucidez e saúde até o seu último dia, viveu mais de 90 anos. Cuidar da saúde do corpo – o que inclui a nossa mente e o nosso espírito – é o segredo para uma vida como a dele.”

Feliz aniversário, mestre Carlinhos. Oss!

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *