O dia 9 de novembro ficará marcado na história da Gracie Barra. Mauricio Robbe, após uma vida inteira dedicada à arte suave, se torna o primeiro faixa-vermelha da escuderia, juntamente com o título de grande mestre.
A graduação aconteceu no último sábado, com a faixa entregue pelas mãos de Carlos Gracie Jr., nas dependências da nova Gracie Barra Head Quarters em Florianópolis, Santa Catarina.
“O segredo para chegar à memorável faixa-vermelha? Estar vivo”, disse o grande mestre Robbe durante seu emocionante discurso.
Vale lembrar que com o quadro de Carlos Gracie ao fundo, primeiro Gracie a aprender Jiu-Jitsu e primeiro faixa-vermelha da história do BJJ, fica irresistível recordar algumas de suas clássicas lições, e saber que todo o grande mestre certamente aguçou estas missões. Relembre abaixo e tenha determinação na sua jornada!
“Com o Jiu-Jitsu aprendi, sobretudo, a grande lição, que foi a de me conhecer profundamente.”
“De nada vale a força física bruta contra a ciência dos samurais.”
“O adepto do Jiu-Jitsu deve, acima de tudo, prestigiar, amar e defender o grande esporte que praticamos.”
“É quando os lutadores cansam que a luta começa realmente a ser travada.”
“Comer errado é o pior dos venenos.”
“Jamais lute contra a pessoa, e sim contra os movimentos dela.”
“Emprega o maior tempo no aperfeiçoamento de ti mesmo, e nenhum tempo em criticar os outros.”
“Promete a ti mesmo ser grande demais para sentir desassossego, nobre demais para sentir cólera, forte demais para sentir temor e feliz demais para sentir contrariedades.”
Grande escola! Grandes mestres! Oss.!!!
Não vejo problema algum de faixa preta perder para menos graduado,mesmo pq hoje existe um faixa azul com 10 anos ou mais de treino ,para um adulto se formar a faixa preta e mais ou menos este tempo também,galera os tempos mudaram e o esporte também digo que:muita coragem de um faixa preta se espor e lutar com um menos gradua ,se ele ganha não fez mais que sua obrigação caso perca o cara e ruim imagina não penso desta forma quem pensa assim ainda não entendeu o verdadeiro jiu jitsu até quando se ouver ego jamais se terá o crescimento no esporte .
Parabéns parabéns par o faixa preta que se propôs a se testar com um menos graduado.