Como você lidera sua equipe de Jiu-Jitsu? Barack Obama tem 5 dicas para você

Share it
Barack Obama, ex-presidente dos EUA. Foto: Roxanne Jo Mitchell

Barack Obama, presidente dos EUA. Foto: Roxanne Jo Mitchell

Toda grande equipe precisa de um líder, e nada melhor do que se inspirar num grande líder para se tornar melhor, além de trazer o que há de melhor daqueles que o seguem. O Jiu-Jitsu, assim como a vida, é feito de superação constante, e o ex-presidente dos EUA Barack Obama sabe bem o que isso significa.

Em passagem rápida pelo Brasil neste mês de junho, o ex-chefe de Estado falou sobre diversos temas, e nós pinçamos, na matéria escrita por Fernanda Reis na “Folha de S.Paulo”, cinco lições que podem ser úteis para você no seu dia a dia. Confira!

Diversifique experiências – Tenha pessoas com ideias diferentes ao seu redor. Aprenda com as perspectivas delas. Todos temos pontos cegos.

Pergunte mais – Se engana aquele que pensa que o líder tem que ter respostas para tudo. Às vezes perguntar pode ser mais proveitoso. “Um bom líder tem que ter boas perguntas.”

Siga exemplos – Nem sempre tudo que você precisa está por perto. Explore, viaje, aprenda de outras fontes fora do comum. Você vai se surpreender.

Faça pelo próximo – Um líder precisa dar bons exemplos, e fazer da sua comunidade local um lugar melhor é um bom começo. Ajudar num projeto social pode ser uma boa pedida.

Falhar não é o fim – O medo do fracasso pode ser um freio na sua evolução como líder. “É bom se testar, mesmo correndo riscos. Cicatrizes são marcas das lições”.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *