No Dia do Esportista, aprenda os 10 mandamentos da alimentação saudável

Share it

Quer treinar melhor? Coma saudável. Foto: Divulgação

O dia 19 de fevereiro é lembrado como o Dia do Esportista, e por isso nada melhor do que celebrar a data melhorando seus hábitos alimentares. Seja você praticante de Jiu-Jitsu ou qualquer outro esporte, turbinar o que você come pode ser a diferença entre o rendimento máximo e o mediano.

A especialista Bruna Pavão, autora do livro Receitas para Esportistas (Editora Alaúde), criou os 10 mandamentos para uma alimentação saudável. Confira abaixo!

Mastigue bem os alimentos
Evite comer muito rápido e sem prestar atenção na mastigação. Quanto melhor mastigarmos os alimentos, melhor será a nossa digestão.

Tenha 5 cores diferentes no prato
Quanto mais colorido o prato, mais saudável será!

Experimente novos alimentos
Escolha algum dia da semana para experimentar um alimento novo, seja em casa, seja em um restaurante.

Beba água
Coloque uma garrafa à sua disposição em casa ou no trabalho. Beba 1 litro no período da manhã e 1 litro no período da tarde.

Consuma de 2 a 3 porções de frutas por dia
Se você não consome nenhum tipo de fruta, acrescente pelo menos uma porção no seu dia. Vá aumentando essa porção aos poucos. Com o tempo, o seu corpo vai se acostumar e pedir mais.

Evite doces industrializados e cheios de açúcar
Substitua por tâmaras, damascos e chocolate amargo.

Coma sentado à mesa
Evite fazer refeições no sofá, na cama ou no carro.

Coma sem distrações
Evite fazer as refeições assistindo à televisão, trabalhando ou brincando no celular. É essencial prestarmos atenção naquilo que estamos oferecendo ao nosso corpo.

Seja o exemplo para o seu filho
Se tem crianças em casa, você será o maior exemplo! Siga todos os mandamentos para que seus filhos possam ter estímulos de colocar em prática também.

Exercite-se
Pratique atividades físicas regularmente com o acompanhamento de um educador físico. Exercícios estimulam o corpo a querer alimentos mais saudáveis.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *