10 itens que não podem faltar na mochila de um lutador de Jiu-Jitsu

Share it

Professor Aureo com o mestre Leão Teixeira. Foto: Arquivo pessoal

Faixa-preta do mestre Leão Teixeira, o valente Aureo Couto é carta marcada nos torneios de Jiu-Jitsu. Integrado no circuito competitivo por longos anos, a fera tem uma série  de rotinas antes de competir, para deixar o foco na competição ainda mais claro.

Uma dessas tradições é a arrumação da bolsa que leva consigo para o torneio. Itens essenciais para fazer com que o dia de lutas seja mais tranquilo possível. Aureo listou tudo que carrega em sua mochila de competidor e você, leitor de GRACIEMAG pode aprender um item ou outro que falta no seu apanhado para ter ainda mais conforto na hora de lutar. Confira!

1. Leve dois kimonos. De preferência um azul e um branco, mas procure sempre checar as cores permitidas no campeonato (há torneios que não permitem mais o kimono preto, por exemplo). Lembre-se que uma calça pode rasgar no meio da luta, ou sangrar, ou não passar na checagem. Leve sempre um sobressalente, ou mais de um.

2. Rolo de esparadrapo. Não só é crucial para proteger seus dedos – em especial na hora em que o oponente estoura as pegadas – como melhora a aderência e a força das mãos. Ao enrolar o esparadrapo, procure proteger suas juntas sem que prejudique a mobilidade dos dedos.

3. Garrafa térmica com água. Você vai precisar sempre se hidratar com água fresca ou fria, e muitas vezes a garrafinha de plástico pode ficar numa temperatura desagradável nos ginásios mais abafados. Procure evitar beber muita água, para não ficar de bexiga cheia antes das disputas. Preze mais pelas goladas, para molhar a boca.

4. Whey protein e suplementos. Após o excesso de esforço físico de um combate, uma suplementação a mão pode ser um grande aliado para entrar na final cheio de disposição.

5. Celular. Bom para você saber as horas, e ainda mais útil para filmar suas lutas e corrigir os erros depois.

6. Carteirinha da federação e documento de identidade. Não saia de casa sem eles. Lembre-se de pegar sempre depois das lutas, com os mesários.

7. Patches do kimono, a camisa dos seus patrocinadores ou da sua academia. É a hora de divulgar quem apoia você o ano todo.

8. Desodorante e outros itens de higiene pessoal. Chinelos para sair rapidamente dos tatames sem pisar no chão também são úteis.

9. A faixa! Sim, tem gente que esquece a faixa em casa, especialmente nas primeiras competições.

10. Bananas ou outras frutas. Lembre-se que você vai precisar repor energia e comer algo leve. Nada melhor que sua fruta favorita na mochila.

Conteúdo publicado originalmente nas páginas da GRACIEMAG número #261. Para ter acesso a outros artigos especiais sobre o melhor do Jiu-Jitsu e do MMA, assine a nossa edição digital e leia antes! Clique aqui e confira!

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *