Três campeões mundiais de Jiu-Jitsu entram em ação no UFC 232, neste sábado

Share it

BJ Penn em foto de Carlos Arthur Jr.

Tudo pronto para a última edição do Ultimate do ano, agendada para este sábado, dia 29 de dezembro, em Los Angeles. Na luta principal, Jon Jones fará sua aguardada revanche contra Alexander Gustafsson valendo o cinturão dos meio-pesados, mas outro destaque curioso chamou a atenção dos fãs mais cascudos do Jiu-Jitsu.

Este UFC 232, exibido ao vivo e com exclusividade pelo Combate a partir das 21h30, terá a bagatela de três notáveis campeões mundiais na arte suave. Além de BJ Penn, ouro como faixa-preta no Mundial da IBJJF de 2000, seu rival Ryan Hall também subiu no mesmo pódio sagrado, em 2008, como faixa-roxa.

Já em 2011, uma certa campeã de MMA decidiu vestir o kimono e se arriscar: a toda-poderosa Cris Cyborg, que brotou na Pirâmide de Long Beach e ficou com o ouro, também na faixa-roxa.

“Eu aprendi muito e foi muito cansativo também”, analisou Cyborg em conversa com GRACIEMAG após o feito em Long Beach. “Passei a ter um respeito muito maior pelo pessoal do Jiu-Jitsu depois dessa temporada de treinos com o André Galvão. Eu treinava mais sem kimono, alternando com MMA e muay thai. Para lutar o Mundial, em sugestão do Galvão, eu mergulhei de cabeça no Jiu-Jitsu de kimono e aprendi muito. Passei a gostar mais de Jiu-Jitsu e a minha evolução na arte suave vai trazer mais armas para o MMA.”

Cris Cyborg em ação no Mundial de 2011. Foto: Dan Rod/GRACIEMAG

Já BJ Penn, em papo com GRACIEMAG em 2018, revelou o que ele conseguiu tirar de mais precioso do Jiu-Jitsu, e se engana quem pensa que ele falou sobre o ouro mundial em 2000.

“O Jiu-Jitsu mudou minha vida completamente. Eu seria apenas mais um cara bebendo cerveja na praia se não fosse pelo Jiu-Jitsu. O Jiu-Jitsu transforma as vidas de muitas pessoas ao redor do mundo. Sou muito grato a todos do Brasil pelo Jiu-Jitsu, grato à família Gracie e ao meu mestre Dedé Pederneiras. Obrigado por espalharem o Jiu-Jitsu, porque o Jiu-Jitsu me deu vida.”

Confira no vídeo abaixo um trecho captado com exclusividade dos treinos de BJ Penn para encarar Ryan Hall e o card completo do UFC 232 deste sábado!

UFC 232
Los Angeles, Califórnia
29 de dezembro de 2018

Jon Jones x Alexander Gustafsson
Cris Cyborg x Amanda Nunes
Carlos Condit x Michael Chiesa
Ilir Latifi x Corey Anderson
Chad Mendes x Alex Volkanovski

Card preliminar

Andrei Arlovski x Walt Harris
Cat Zingano x Megan Anderson
Douglas D’Silva x Petr Yan
BJ Penn x Ryan Hall
Nathaniel Wood x Andre Ewell
Uriah Hall x Bevon Lewis
Curtis Millender x Siyar Bahadurzada
Montel Jackson x Brian Kelleher

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *