Keenan Cornelius avisa: “Berimbolos não funcionam mais no Jiu-Jitsu”; entenda

Share it

Keenan em ação no SJJIF World Jiu-Jitsu Championship 2018. Foto: SJJIF

Craque americano da Atos conhecido por estudar diversas formas de guarda em estilo moderno, Keenan Cornelius trouxe recentemente uma opinião que dividiu o mundo do Jiu-Jitsu. Para Keenan, o famoso giro da guarda de la riva, conhecido como berimbolo, deixou de ser funcional em algum aspectos do Jiu-Jitsu.

Dono de vários títulos importantes no cenário da arte suave, com vitórias sobre grandes nomes do Jiu-Jitsu, Keenan tem no cartel nove vitórias sobre os irmãos Miyao, conhecidos por serem exímios na arte de berimbolar e pegar as costas. Mas porque o berimbolo não funciona mais, segundo Keenan? A fera explicou nas redes sociais:

“O berimbolo não funciona. É duro dizer isso, mas é verdade até certo ponto. O berimbolo se tornou menos eficaz como ataque de costas de uns tempos para cá. O berimbolo foi muito funcional outrora, mas a evolução do Jiu-Jitsu trouxe declínio para o sucesso da posição em muitos casos. Ainda funciona bem para raspar, ou entre dois atletas mais leves que não queiram ficar por cima, por exemplo, mas existem muitas defesas para a posição.

“Contra um passador confiante que entenda bem sobre pegadas e posicionamento sequencial para passar. Existem muitas formas de defender o berimbolo, e a gravidade também ajuda o passador nessa disputa. É claro que, por vezes, até faixas-pretas são surpreendidos, mas em lutas de alto nível esse tipo de posição acaba exterminada.”

E para você, amigo leitor, o berimbolo está de fato com os dias contados? Comente conosco!

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *