Tererê exclusivo! Tudo que você precisa saber sobre a queda “safada” no Jiu-Jitsu

Share it

Professor Tererê entra com sua queda clássica na aula para GRACIEMAG. Foto: Reprodução

Conhecido por seu jeito carismático e um estilo implacável nos tatames, Fernando Augusto “Tererê” dispensa apresentações. Veterano no Jiu-Jitsu, o craque esteve em ação no último mês de setembro, em superluta realizada no Gracie Pro.

O duelo contra Raphael Abi-Rihan foi um dos mais esperados do evennto, e o resultado da peleja ficou a favor de Tererê após o astro aplicar sua queda favorita, com um “pulo do gato” que GRACIEMAG fez questão de aprender e trazer para você, amigo leitor.

Visitamos a academia de Tererê na Zona Sul do Rio de Janeiro, e a fera explicou que o golpe executado não foi exatamente a “safada”, queda característica do seu jogo.

“Depois de usar muito nos campeonatos as pessoas começaram a defender bem a safada”, explicou Tererê. “O Abi-Rihan disse que já estava esperto na Safada, então para derrubar tive que usar uma adaptação que ainda não tem nem nome.”

Inspirada no ko uchi makikomi que o faixa-roxa Tererê aprendeu nos vídeos de Toshihiko Koga, a queda foi adaptada do judô para funcionar no Jiu-Jitsu, e anos mais tarde foi mais uma vez aprimorada e assim se fez eficiente no cenário moderno.

No vídeo abaixo, registrado com exclusividade pelo nosso Raphael Nogueira, Tererê destrincha a safada, fala do surgimento da mesma e das experiências feitas com ela, e depois mostra sua adaptação mais recente com a catada de perna que surpreendeu no Gracie Pro.

Confira e poste nos comentários se a queda cabe no seu jogo por cima!

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *